SEUS FUNCIONÁRIOS PENSAM COMO DONOS DO SEU NEGÓCIO?

SEUS FUNCIONÁRIOS PENSAM COMO DONOS DO SEU NEGÓCIO?

 

O desafio da formação de equipe e geração de comprometimento da mesma é – e pela minha percepção continuará sendo – um dos grandes desafios para os gestores.  Um dos princípios é que se você quer que seu colaborador pense como um “dono” então trate-o como um “dono”.

Tenho feito uma pergunta a vários empresários:o que muda na vida de um atendente/vendedor de sua empresa se ele vender uma unidade de um de seus produtos ou 50 unidades? O que muda na vida de um confeiteiro se ele produzir cinco bolos ou 50?Caso você responda que não há nenhuma mudança na vida de seu colaborador, por sensatez, podemos dizer que a ação a ser tomada pelo mesmo será a de menor esforço, ou seja, de se vender/produzir a menor quantidade.

O proprietário de uma empresa realiza muito esforçona busca de cada vez mais retornos, em todos os sentidos.  Dessa forma é necessário propor à nossa equipe o reconhecimento pelo alcance de um resultado melhor.Quando falamos em gerar um reconhecimento, na maior parte das vezes, é pensado em um ganho adicional financeiro.  Não podemos negar que um pouco de dinheiro a mais que o esperado sempre é bem-vindo.  Entretanto háoutras maneiras além de um ganho financeiro adicional que podem ser aplicadas diante de uma boa estrutura de meritocracia.

Segundo o Wikipédia, o termo meritocracia significa “ser digno, merecer”.  Sendo assim, é preciso alguns passos para apresentar que o colaborador seja digno de merecimento, tais como:

  1. Estabeleça de maneira clara os pontos a serem alcançados. Estes pontos, que também chamamos de META, precisam ser:

Mensuráveis: é preciso que seja fácil de se medir a performance

Específicos: clareza na definição da meta

Temporais: definição de prazo para se alcançar

Alcançáveis: precisa ser desafiador, mas possível de ser alcançado. É importante também que represente um desafio pessoal.

  1. Estabeleça a meta em uma linguagem que seja de fácil entendimento a cada setor, ou seja, a meta final pode ser a mesma para todos, mas é necessário que se tenha uma meta especifica do setor. Tal fato irá facilitar o alcance da meta.
  2. Realize mensuração diária da meta gerando feedback sobre a performance e projeção da mesma.
  3. Defina mecanismos de comunicação sobre o andamento das metas. Uma maneira interessante é a gestão à vista sobre o andamento da meta.
  4. Valorize os responsáveis pelas melhores performances e compartilhe as ações de sucesso desenvolvidas, pois são excelentes estímulos.
  5. Um pouco de pirotecnia para os ganhadores das metas é bem-vinda para provocar a vontade de todos no alcance do podium.

Compartilho também algumas sugestões de aplicação de metas com as equipes. Para as lideranças,estabeleça um plano de ação e mensure cada uma das atividades previstas. Utilize indicadores como por exemplo: faturamento, ticket médio, fluxo de clientes, CMV (custo da mercadoria vendida) e orçamento para as despesas operacionais. Já para a equipe de atendimento, metas de ticket médio por turno e por dia da semana especificamente.Outra maneira é estabelecer quantidade de produtos a serem vendidos diariamente por funcionário, que é também chamado de “apadrinhamento de produtos”. Processos e metodologias para medição e acompanhamento são fundamentais, por isso compartilho alguns exemplos que você pode adotar aí no seu negócio.

  • Exemplo de ferramenta para monitoramento do ticket médio

 

 

Na equipe de produção, metas sobre o cumprimento do pedido de produção é um excelente indicador de produtividade. Um exemplo de ferramenta para esse controle é:

 

A clareza no estabelecimento das metas, aliada a um monitoramento transparente, além gerar segurança também gera estímulos através do reconhecimento de cada parte da meta alcançada.Fortaleça sua equipe e lucre com isso!

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Emerson Amaral

Emerson Amaral. Diretor do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação.

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