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Publicado em 4 janeiro, 2024

O QUE FAZ UMA EMPRESA SER TOP DE MERCADO

O conceito de sucesso varia conforme amadurecemos como gestores e, consequentemente, como empresa. Talvez o foco de quem é top seja diferente do seu, mas todos os pontos de vista devem ser considerados. 

Ser uma empresa de sucesso certamente passa, ainda que não isoladamente, pelo mérito financeiro. Em 2023, assistimos grandes corporações, em diversos segmentos, solicitando recuperação judicial, assim como analisamos diversos balanços positivos. A reflexão é que o sucesso exige trabalho constante e não existe jogo ganho. Para ser top de mercado é preciso agir de forma constante e persistente. O sucesso é a consequência que todos desejam, mas é preciso arregaçar as mangas e trabalhar duro, porque pódio nenhum é alcançado de graça. 

Nesse artigo separei três atividades que considero os pontos de maior resultados (e também de vulnerabilidade) atualmente nas padarias brasileiras. Digamos que, focando nesses itens, o caminho para o êxito estará trilhado de forma significativa, pois é o que mais observamos na vivência dos atendimentos pelo Brasil. Me acompanhe nesse percurso rumo a tornar sua empresa uma top de mercado. 

Uma empresa formada por pessoas, para servir outras pessoas

Parece óbvio, mas sua empresa não é uma máquina. A não ser que toda sua produção, atendimento e gestão sejam formados integralmente por robôs, você conta com uma equipe para realizar as funções. Mas uma empresa formada por pessoas precisa entender que é humano (ainda bem!) ter limites. Uma área de produção em que a temperatura chega a 40º, com banheiros e vestiários com a tranca quebrada, oferecendo o que sobra da loja e está quase estragando como lanche dos colaboradores e pagando um salário abaixo do piso da categoria certamente não será top de mercado. Uma empresa top sabe valorizar o time!

Já falamos em outras edições – e vale a pena ler – sobre como contornar o cenário de falta de mão de obra, mas não há nenhuma justificativa plausível para tratar os funcionários de forma rude ou sem estruturação. Minha pergunta é simples: você seria um trabalhador assalariado na sua empresa? Se você titubear, avalie. Há algo na gestão de pessoas que está errado. 

Não por coincidência, chamamos a equipe de capital humano. Quando entendemos que, assim como qualquer outro investimento, as pessoas precisam de manutenção e suporte, conseguimos criar uma cultura de servir o cliente. Não apenas atender, mas servir. Isso significa entender os momentos de consumo, provocar a venda baseada na experiência, se antecipar às necessidades. São situações cotidianas, mas que dizem muito sobre uma empresa ser top de mercado: 

  • Fazer a cantata. É aquele funcionário (a) do balcão que já recebe o cliente com um sorriso no rosto e fala “olha o que acabou de sair: pão de queijo quentinho. Vai levar quantos gramas?”. Como eu adoro entrar numa loja e ver isso acontecendo: é venda certa!

 

  • Reconhecer publicamente o funcionário de destaque. Não é à toa que grandes redes colocam a foto do funcionário do mês na área da loja, para reconhecer de forma transparente e incontestável os resultados  que aquele colaborador teve no período. Meritocracia é a chave que você precisa virar.

 

  • Corrigir e orientar de forma privada. Jamais chame a atenção (nem mesmo em tom de brincadeira) na frente de outras pessoas. Repreensão é feita de porta fechada, acompanhado do supervisor imediato para que haja testemunha. Uma empresa top jamais vai provocar chacota ou confronto público. 

 

  • Treinamento é melhor que correção. Essa é a atitude de quem é líder. Jamais presumir que o outro sabe, mas orientar como deseja ser feito. Capacitar a equipe é essencial para manter todos no ritmo, respeitando as individualidades, mas deixando claro as expectativas. 

Parece muita coisa e é, mas não precisa se desesperar. Com o projeto EAGLE, nós da Ideal te auxiliamos na formação de lideranças autogerenciáveis, enfatizando a importância de líderes ideais apoiados em quatro pilares: habilidades interpessoais, estratégia, gerenciamento operacional e abertura à inovação. A equipe é orientada por objetivos comuns, integração, desempenho confiável e atendimento ao cliente. Entre em contato conosco  para conversarmos mais a fundo sobre esse projeto. 

 

Qualidade de produtos, especialmente o pão francês

Você já deve ter escutado aquela anedota: “a padaria é tão boa que vende até pão”. Comumente essa frase é usada para categorizar lojas que tem como foco a oferta de serviços e conveniência, reunindo lanchonete, restaurante e mercearia. Outras vão além, ofertando gelatos, comida japonesa, buffet colonial, pizzas e muito mais. Não há dúvidas de que a pluralização pode sim contribuir para o aumento da rentabilidade, mas é preciso atenção. Antes de mais nada, e prioritariamente, o negócio é uma padaria, uma casa de pães e panificados. 

Portanto, atenção à qualidade dos produtos! Seu almoço pode ser excelente, mas se você não tiver a habilidade de vender pães de qualidade estará perdendo mercado. Uma baker top sabe disso e aproveita os clientes corporativos que vão almoçar para já emplacar a venda de outros produtos de fabricação própria, que possuem melhores margens e são os diferenciais competitivos da empresa. Conheço empresas que vou na hora do almoço e posso sair de lá com o pão francês para comer à tarde, em casa, porque sei que as características dos produtos se mantêm e posso até fazer uma regeneração rápida usando o forno caseiro. 

Quem é top de mercado já entendeu que o pão francês é gerador de fluxo e de lucratividade. Já sabe da necessidade e pratica a avaliação constante do produto, focado nos atributos estabelecidos de características externas (crosta e pestana, por exemplo), internas (miolo) e sensoriais (aroma e sabor). Minha orientação é sempre seguir a norma ABNT NBR 16.170, que norteia para a qualidade do pão francês. Agora, quem é top mesmo, sabe que pode contar com o suporte da Ideal para fazer essa avaliação e também as correções, entregando sempre um produto de qualidade superior ao cliente de forma constante.

Adaptação aos novos tempos, de forma rápida

O mercado muda o tempo todo e sai na frente quem melhor se adapta. Ter competência para vender, apesar de parecer simples, não é qualidade para todos. Vejo muito empresário que insiste em viver no passado pelo medo de mudar. Nem sabe mudar o que, mas não quer mudar. Em paralelo, empresas que investem de forma constante em inovação acumulam experiências, porque não têm medo de testar. 

Tenhamos como exemplo as vendas de final de ano. A indústria de congelados e carnes resfriadas veio em 2023 com um cardápio super ajustado aos novos formatos de família, com refeições mais enxutas e de preparo fácil. Aí o empresário ultraconservador não só nem está por dentro dessa mudança como ainda coloca uma placa na loja dizendo que só faz assados acima de quatro quilos. É um tiro no pé! Quem é progressista já entendeu que o mercado mudou e esse ano criou uma ceia express, feita para duas a quatro pessoas, com um cardápio super otimizado e que pode, inclusive, ser reaquecido na airfryer. 

Testar envolve riscos, mas são riscos calculados. Ao trazer novidades, uma empresa top de mercado já viu outras empresas que fazem, conversou com outros gestores, fez os cálculos e tem metas realistas. A gestão é, portanto, baseada em indicadores, não em achismos. O empresário sabe para onde precisa ir, traça um plano e o realiza ajustando conforme a necessidade. A autoavaliação não é só autocrítica, mas é autoconhecimento. 

Pensando nisso, nós da Ideal desenvolvemos uma ferramenta virtual para levantamento de dados técnicos básicos de como está sua empresa, auxiliando na identificação das vantagens competitivas e capacidades internas que a organização possui. A “Ferramenta de Autodiagnóstico de Performance” é um produto virtual que está a um clique de você: clique aqui e acesse. 

Eu desejo que sua empresa seja top, porque ser top é muito mais do que resultados financeiros. Claro, todos nós queremos ganhar dinheiro com nossos negócios, mas te convido a ir além e se motivar com o que esse valor pode comprar. Uma empresa top oferece condições para que os sócios, ainda que com muitas responsabilidades, possam sair no meio do dia para ver a apresentação do filho na escola; possam tirar férias para um destino legal com a família; possam pagar por uma casa e um carro confortáveis; possam usar os frutos da empresa como forma de atrair o obter felicidade na vida privada, estendendo esses benefícios aos funcionários. Uma empresa top oportuniza uma vida mais tranquila do ponto de vista financeiro, mas, principalmente, entende seu propósito social. 

Desejo boas vendas, com o alvo naquilo que dará trabalho, mas trará resultados. Talvez o seu conceito de sucesso seja diferente e não há nenhum problema nisso, mas sempre se responsabilize pela ineficiência. Quem é gestor não tem o direito de dar desculpas. Porque quem é gestor precisa focar em resultados. A verdade é dura, mas conte conosco nessa sua jornada e se mantenha ativo, pois a meta é ir além de sobreviver. Um abraço e até a próxima!