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Publicado em 4 janeiro, 2024

ATLAS DE TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS PARA A ALIMENTAÇÃO EM 2024

Novo ano, novas oportunidades. Alguns dos desafios de 2023 não foram superados por grande parte do mercado, mas não podemos deixar o para casa para trás. Some ainda as necessidades desse novo ciclo que começa e vamos juntos trabalhar duro para colher bons resultados.

Se os últimos meses foram marcados por uma recuperação da área de serviços, em uma conjuntura desafiadora no que tange à gestão de profissionais capacitados e ao acesso concreto às tecnologias de produção e gestão, te adianto que em 2024 compartilharemos ainda desses pontos, pois se tratam de eixos cruciais para o desenvolvimento do setor. São marcos. 

Sem passar por eles é fantasioso ler um relatório da Forbes e acreditar que incluir produtos com trigo sarraceno irá transformar sua loja. Sim, você leu certo. Dentre as previsões de tendências alimentares divulgadas pela publicação americana, com base em relatório anual da principal rede de mercearias premium dos Estados Unidos – a Whole Foods Market – estão:

  • Produtos plant based elaborados com vegetais e não com grandes tecnologias laboratoriais. Quanto mais clean, melhor.
  • Popularidade do trigo sarraceno,  superalimento que contém proteínas, carboidratos e fibras, e é naturalmente isento de glúten.
  • Pequenos luxos e indulgências, com sobremesas em monoporções que alcancem aquele momento de felicidade que o consumidor tanto deseja.

Incrível, mas será que você consegue aplicar esses pontos – que são relevantes – sem previamente cuidar do que é essencial? Eu acredito que não, pois antes de falarmos de tendências de consumo precisamos falar sobre sobrevivência e rentabilidade das empresas. 

Conjuntura macroeconômica e possibilidades de negócios.

É esperado que, em 2024, haja manutenção da inflação, mantendo-a em um dígito. A expectativa é que permanecerá nos mesmos índices que estamos fechando 2023, na casa de 5%, isso, é claro, caso não haja nenhum fator mundial de grande impacto, como guerras e questões significativas de impasse ambiental.

Em relação à taxa de juros, como está previsto desde o início de 2023, há uma tendência à redução, com queda acentuada no segundo semestre. Isso significa capacidade de investimento mais favorável e, consequentemente, economia mais intensa, o que representa mais dinheiro circulando e consumo aflorado. A pergunta que não quer calar é se 2024 será bom para o setor de panificação. Eu entendo que sim, pois continuamos vivendo um ponto benéfico aos bens não duráveis e a alimentação está em evidência, e, no segundo semestre, com a taxa de juros menor, os investimentos ficam mais oportunos e a economia ganha força. A alimentação entra também na questão do consumo, com as indústrias em maior produção. 

É fato ainda que até 2024 há uma certa previsibilidade, mas de 2025 em diante há de se considerar o que virá nas próximas eleições. Não desconsidere que 2024 é ano de eleições municipais, o que por si só já causa movimento no setor. Visualizo que as eleições ajudam quando a empresa se organiza, mostrando que está atenta a esse movimento, seja com o fornecimento de lanches, serviços para eventos (coffee break) ou outras prestações de serviço. Se você não se planejar para essa demanda do mercado é lógico que pode enxergar que isso não muda nada ou até prejudica seu negócio, mas a proximidade é favorável na realização de reuniões de partidos, candidatos, audiências etc. 

O que é preciso para lidar com pessoas e superar o desafio da mão de obra.

Ainda é forte a questão da mão de obra, ponto que foi muito relevante em 2023 e a expectativa é que se mantenha no mesmo patamar em 2024, pois as empresas precisam se ajustar. Se o mercado de trabalho está dessa forma, não podemos esperar que haja aumento de oferta dos profissionais e também melhora no perfil dos candidatos do dia para a noite com o estalar de fogos de artifícios no céu. Se isso não vai mudar, o que precisa se transformar são as empresas, trabalhando incansavelmente na retenção e captação de talentos. 

Já compartilhei antes e reforço hoje o check list que você precisa fazer para verdadeiramente enxergar as fragilidades e ajustar os processos sobre pessoas. Oriento que liste, no mínimo, dez vantagens para atrair e manter um funcionário no seu negócio, a começar por:

  • Estrutura compatível de banheiro e vestiário. Isso mostra o quanto a empresa valoriza os profissionais que estão lá dentro e respeita as individualidades. Banheiro sem tranca, porta que não fecha direito, sem iluminação, ambiente sujo e sem estrutura mínima são pontos que você deve observar com muita atenção. 
  • Temperatura adequada para o trabalho na área de produção. Manter uma climatização é essencial para a saúde e bem-estar da equipe, oferecendo condição salubre para o trabalho.
  • Área de refeitório e convivência para os colaboradores. Eu sei que m2 é caro e restrito, mas aqui não falo sobre tamanho, mas de estrutura disponível. E claro, não adianta ter a estrutura e não permitir que a equipe usufrua do espaço. 
  • Oferta algum tipo de refeição ou lanche. Não precisa ser sofisticado, mas sim fresco e saboroso. Isso de colocar alimentos que são a sobra da loja para os colaboradores comerem passa uma péssima imagem e claro, é completamente inadequado. 
  • Uniforme atrativo. Aqui falamos de um uniforme básico, limpo, em boas condições de uso. Uniforme não pode ser uma fantasia.
  • Capacitações ofertadas pela empresa. Fornecedores, inclusive, oferecem de forma gratuita e você pode usar esse destaque na construção profissional como um atrativo.
  • Oferta de pacote de benefícios, tais como crédito de compra dentro da empresa para ser descontado no salário,  comemoração de aniversariantes do mês e adiantamento de salário.

Mas a tríade de implantar dinâmicas de meritocracia, para ganho de produtividade e aumento de vendas se mantém atual. Jack Welch, conhecido por ser um dos maiores gestores da história por estar à frente da General Electric Company com mais de quatrocentos funcionários, considerava que lidar com as pessoas era a parte mais fácil da gestão. Vamos entender o que ele queria dizer com isso. 

Para lidar com gente é preciso três coisas:

1 – Desafiar: com a definição de metas. Se você quer ter vendedores e não atendentes, comece os tratando como vendedores. Não é só treinamento, é dinâmica operacional, com implementação de meritocracia. 

2 – Remunerar: uma vez alcançadas as metas, é preciso remunerar de maneira clara e transparente. Não pode ser por olhômetro – quando vejo um colaborador trabalhando em alguns momentos do dia enxergo que ele é digno de uma remuneração diferenciada. Muitas vezes, remuneração essa feita “por fora”. Não é claro o critério e nem é transparente. Entenda que todo reconhecimento precisa ser feito de forma pública. Assim, há incentivo para que a equipe queira também ganhar. Remunerar é o ponto que o empresário mais faz, mas faz sem critério e isso não instiga o próprio time. 

3 – Celebrar: esse é o que quase nunca acontece, pois o empresário premia escondido. É feita uma festa particular. Imagine você ganhar um campeonato e os organizadores dizem “vá para casa que irá receber pelo correio o troféu”. Não tem graça, não tem celebração. Além disso, a falta de celebração reforça que quando você está na loja tudo funciona, mas quando não está, a loja para. Por isso, o dono alimenta para que o círculo vicioso acorra, pois só reconhece o empenho pelo seu olhar, sem critério, não instigando para que as pessoas façam bem-feito. 

Produtividade associada à tecnologia e processos.

A questão da produtividade também está em evidência, especialmente para fazer mais com o mesmo ou fazer mais com menos. Ainda há muitos paradigmas de que novos processos e novas tecnologias não são aplicáveis às empresas e nem aos nossos clientes. Ledo engano. 

É fato que um bom planejamento de produção, atrelado a controle de processos, assim como o uso de tecnologia em uma área de atendimento ao cliente, formam pontos cruciais para ampliar a produtividade. Um exemplo é: se não há mão de obra com a informação de todos os produtos, é preciso um cardápio digital estruturado, em que o cliente compre e pague por si só. 

Abra-se a tecnologia, por que sem ela você não vai sobreviver. E isso não está relacionado ao tamanho da empresa, pois é preciso que até o pequeno implante novos processos e tecnologias de forma enraizada, seja por meio de equipamentos ou mecanismos de venda (self checkout, loja online aberta 24h, modalidade de pagamento disponível para o autoatendimento etc). A tecnologia se estende aos produtos congelados. Precisamos trabalhar a questão do congelamento para atender ao grau de exigência do consumidor, com a necessidade de frescor a qualquer horário do dia, em qualquer dia e sem aviso prévio. 

 

Relacionamento e transparência para incentivar o consumo. 

Se você não provoca, você é provocado. Certamente já me ouviu dizendo isso, mas ainda me deparo constantemente com a ausência de mecanismos de relacionamento nas empresas. Ter um CRM – em tradução, Gestão de Relacionamento com o Cliente – é a oportunidade para usar ferramentas, pagas ou não, para provocar e incentivar o consumo. Conte com o planejamento de marketing para criar motivos diários para o cliente comprar da sua loja. É preciso trabalhar a comunicação digital, ter um meio de contato constante e com relevância, indo além do institucional para motivar vendas. Não é transformar rede social com vitrine, mas direcionar para que as interações sejam embasadas em conceito e oportunidade. 

E, por fim, outro ponto essencial é a exigência do modelo de rotulagem das embalagens, que passou por mudanças na legislação. Busque informação sobre os ajustes necessários, aproveitando para reforçar a questão da saudabilidade dos produtos, pois isso evidencia os ingredientes em maior proporção. Tenha o cuidado de ter no mix itens que remetam a maior saudabilidade pois é um quesito de valorização do consumidor – reforçando a tendência do clean label ou a informação de ingredientes saudáveis adicionados.  

Ufa! É muita informação mas eu não poderia guardar esses dados só para mim. Meu desejo é que em 2024 possamos estar mais próximos, ensinando, aprendendo e colocando em prática esses e outros pontos essenciais para o sucesso dos nossos negócios. Saúde, sucesso, um grande abraço e até a próxima!