Publicado em 11 setembro, 2019
Dia do Cliente: você conhece o seu cliente?
No próximo domingo, 15 de setembro, é celebrado o Dia do Cliente. Mais do que uma data para agradecer e agradar o consumidor é um momento no qual convido você para refletir sobre como é e como está a relação do seu negócio com o seu cliente. Essa reflexão é necessária para evitar futuros e desagradáveis questionamentos como “Quem pegou o cliente que estava aqui?”, que inclusive é o título de outro texto meu aqui no blog. Agir preventivamente sempre é válido e pensar sobre esse assunto é uma ação neste sentido.
Primeiramente, deve-se observar se você realmente conhece o seu cliente. Afinal, o cliente não é só o que ele compra ou sinaliza de maneira direta. Atualmente, o marketing digital possui uma definição interessante para essa percepção e entendimento do cliente: Persona. A Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio, “baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais”.
Conhecendo o cliente com mais atenção são maiores as chances de assertividade com o mesmo. Assim, suas ações e promoções terão mais chance de sucesso quando você realmente conhecer quem ele é. Um cliente satisfeito em suas necessidades tem maior chance de ser tornar um cliente frequente e, posteriormente, um cliente fiel, o que é o “sonho de consumo” de qualquer empresário e empreendedor.
Sabemos que encantar e fidelizar o cliente não é uma tarefa fácil, mas dicas são sempre bem vindas e são válidas, como essas cinco dicas da revista Exame. Mas mais do que seguir um manual, é importante sempre relativizar ou adaptar à sua realidade seja ela uma padaria, um restaurante ou um supermercado.
Encantar e fidelizar um cliente passa por questões importantes e práticas como qualidade do produto ou do serviço, preço e atendimento. Mas nos dias de hoje também pode e deve envolver as novas tecnologias. São novos recursos que encantam, atraem e, sendo bem utilizadas, também ajudam a fidelizar os clientes.
As redes sociais, os aplicativos, as ferramentas de pesquisa ou obtenção de dados ajudam você a conhecer melhor o seu cliente e também possibilitam que você seja mais assertivo. Desde Data de Aniversário, passando por email e até a relação do que ele mais consome ou compra em seu estabelecimento, são informações importantes que podem e devem ser obtidas e as novas tecnologias são suas aliadas nesse sentido.
Lembre-se: não basta um cupom promocional do tipo “almoce aqui dez vezes e a próxima será de graça”. Afinal, para ele completar “a cartela de 10” ele ou ela terá que voltar no estabelecimento no mínimo mais nove vezes. Você vai conseguir lhe dar mais nove motivos para voltar?