Imagem post Dia Mundial do Pão: e o Pão Francês?

Publicado em 16 outubro, 2019

Dia Mundial do Pão: e o Pão Francês?

Hoje, 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Pão. É uma data importante para a área da Panificação e Confeitaria. Afinal, estamos falando, sobretudo no Brasil, de um alimento tradicional para as refeições diárias da população. O pão francês é muito forte no gosto do brasileiro, porém, ainda estamos distantes de médias de consumo per capta. No Brasil a média é de 33,5 kg, no Chile é 93kg,  sendo que a Organização Mundial de Saúde orienta 60 kg. 

Como ações celebrativas à data temos desde a venda do pão francês a preço reduzido, sem cobrar o valor do imposto,  em algumas cidades do país, como Curitiba, até uma campanha da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) voltada ao consumo personalizado do pão francês, com o slogan “Cada um tem um jeito de comer pão francês. Qual é o seu?”

A Campanha da ABIP mostra-se pertinente já que, o consumo do pão francês vem diminuindo com os anos. Em 2018, a queda foi de 4,61% em relação a 2017, segundo dados da própria ABIP. Assim como, nas Padarias, os produtos de fabricação própria e ofertas diversificadas dos próprios pães podem corresponder a 64% do faturamento. Essa queda do consumo do pão francês tem sido observada nos últimos anos, muito em razão às inúmeras opções de consumo de alimentos, mudança de hábitos de consumo (saudabilidade) e até oscilação da qualidade dos mesmos. 

O pão francês está sendo reinventado pela linha de pães de fermentação natural. Através dessa técnica, é possível ofertar tanto um produto de melhor qualidade quanto também mais saudável. Para impactar no aumento de consumo, é importante a manutenção da qualidade (que está muito influenciada pelo processo produtivo) e também a importância de se ofertar pão quente mais vezes ao dia. Com certeza, pão quente vende muito mais.

Desta forma, o Dia Mundial do Pão serve para reflexão e convite para a mudança e atualização do seu negócio. Diversificação de produtos, produção própria, variedades do próprio pão em si. Há tempos a Padaria deixou de ser um local apenas para comprar pão, leite e frios. O perfil do consumidor mudou e o seu negócio, se não quiser ficar para trás ou ser ultrapassado, deve mudar também. Você já pensou sobre isso? 
Por fim, quero compartilhar com vocês o Guia de Implantação da Norma do Pão tipo Francês, desenvolvido pela ABIP juntamente com o Sebrae Nacional e ITPC, baseado na norma da ABNT NBR 16170. O download é gratuito (clique aqui para baixar) e contribui muito para auxiliar o empresário e profissionais do setor na correção e aprimoramento dos processos.