Mídias sociais podem ajudar sua padaria?

Mídias sociais podem ajudar sua padaria?

Texto publicado originalmente na revista Padaria 2000, edição agosto 2019.

Sim, claro!

Essa pode ser a resposta rápida para a maioria absoluta dos gestores. “Só que não”, como se diz no popular. Por serem plataformas abertas, onde os gestores, como pessoas físicas, também têm seus perfis e usam em larga escala, acaba havendo uma forte tendência de enxergarem o seu próprio comportamento digital como correto ou como espelho do que a maioria dos usuários tem. Por conta disso muitos optam por fazer a mídia social da empresa, afinal são conhecedores das informações de produtos e serviços do próprio estabelecimento e, ainda, estão sempre presentes na loja, razão pela qual acabam assumindo a função de Social Mídia.

Para esse cenário trago algumas reflexões:

  1. Tão importante quanto usar os canais de mídias sociais é investir na qualidade do que se divulga. Uma boa foto é capaz de atrair a atenção e o desejo do seu consumidor. A qualidade do texto e a atenção `a gramática também conta muito.
  2. Horários de postagens contribuem para uma melhor que o alcance orgânico (natural) seja maior.
  3. Uso de hashtags ajudam na performance das visualizações e até nas curtidas. É preciso identificá-las com estratégia.
  4. Comunicar é importante, ouvir e dar retornos também. Por isso, não priorize apenas as postagens. Estabeleça um relacionamento com os clientes que seguem a sua empresa nas mídias sociais. Faça disso um canal valioso para estimular a proximidade e colher feedbacks.
  5. Ainda referente aos feedbacks, podemos dizer que as redes sociais se transformaram na famosa caixa de sugestões. Sendo assim, o seu raio de geração de imagem não se restringe à vizinhança e sim ao mundo todo.  Receber elogios é muito bom, mas é importante ter cuidado ao responder às críticas, pois se estas não forem tratadas com cuidado e atenção, poderão exterminar a imagem da empresa.
  6. O stories são também de grande valia na comunicação! Busque interação com seus clientes e os provoque em ações como enquetes, perguntas, avaliações… sem contar o quanto os vídeos de curta duração são bem-vindos.

Esses pontos de reflexão contribuem para aqueles que pretendem continuar na condução da execução das mídias sociais da sua padaria. Contudo, conhecer a proposta e a metodologia de trabalho de profissionais do ramo certamente fará uma significativa diferença no seu resultado. Inúmeras técnicas poderão ser apresentadas e até aplicadas nas suas mídias. Tudo de maneira estratégica e seguindo um passo a passo adequado ao perfil da sua padaria. Como costumo dizer, é preciso ter coerência: o comportamento e a postura que você adota em sua loja deve ser o mesmo que você adota no ambiente digital. Caso queira mais informações ou um direcionamento de como melhorar, ou mesmo de como iniciar as atividades digitais, envie um e-mail para a gente.

contato@consultideal.com.br ou pelo www.consultideal.com.br  e em nossas redes sociais:

Fonte: Revista Padaria 2000, ed. AGO/2019.

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