Publicado em 28 junho, 2019
Datas sazonais e as oportunidades de negócio
Em um mercado competitivo e com um novo perfil de consumidor, cada vez mais conectado e que busca atendimento personalizado, criar oportunidades de negócio são imprescindíveis. Uma maneira eficiente é estar atento às datas sazonais. Elas são uma ótima oportunidade de trabalhar sua marca, produto ou serviço de diferentes maneiras.
As datas sazonais são dias específicos ou períodos bem definidos no comércio e na sociedade como um todo, ao longo do ano, no qual há um contexto que favorece a atenção do consumidor.
No mês de junho tivemos, por exemplo, o Dia dos Namorados (12), que se tornou a terceira data mais importante do ano para o comércio, e o período das Festas Juninas. Se você perdeu as oportunidades de junho, fique atento no calendário. Agora, no mês de julho, temos o Dia da Pizza (10), Dia do Rock (13) e até o Dia do Homem (15), além de ser o período do Inverno, das Férias e também das Festas Julhinas. Alguns desses momentos não devem passar despercebidos, sobretudo para quem trabalha na setor de panificação e na indústria de alimentos, já que muitas destas datas e períodos envolvem o consumo de alimentos.
Como escrevi no texto “Quem pegou o cliente que estava aqui?” é interessante que se crie produtos compatíveis com as datas sazonais, porque o mercado cria momentos de consumo que contribuem na atração de clientes e, consequentemente, aumento de vendas e maior margem de lucro.
Na área da alimentação, as datas sazonais podem ganhar diversos tipos de ações e formatos. Desde a criação de produtos específicos (um linha inspirada nas Festas Julinas, como esse Receituário “Festa Junina” da Bakels, referência no mercado de panificação em termos de matéria prima), passando por proporcionar ao cliente experiências in loco (fornecer mantas e colocar uma lareira no período do Inverno em seu restaurante ou lanchonete), até promoções (rodízio de pizza a preço promocional ou um combo especial no Dia da Pizza).
As datas sazonais são também momentos para dar vazão à criatividade. Convoque sua equipe, peça sugestões e ideias. Aproveite o momento também para reforçar a relação com seu cliente, tanto online quanto offline. As oportunidades proporcionadas pelas datas sazonais devem ser aproveitadas. Por isso, fique atento à elas em seu planejamento anual, programe-se e desenvolva o melhor possível em cada uma delas que fizer sentido para o seu negócio.