Inovação: qual é a sua?

Inovação: qual é a sua?

Inovação é algo que vai além das novas tecnologias. Esse conceito também se aplica ao setor de panificação e alimentação. Obviamente, as novas tecnologias são grandes aliadas para dar à sua empresa, ao seu produto, à sua marca um caráter e aspecto de novidade e atualização. Mas… você já parou para pensar sobre a inovação no seu negócio?

Nos dias de hoje, é comum pensar que inovação é sinônimo apenas da atualização tecnológica do seu empreendimento e fazer o uso das novidades, como os aplicativos para comprar um alimento ou pedir uma refeição. Se você tem uma padaria, um restaurante, uma hamburgueria ou algo similar, sem dúvida deve pensar sobre o uso de aplicativos para movimentar e atualizar o seu negócio, mas o conceito de inovação vai além disso. 

A inovação pode estar presente, por exemplo, em uma nova maneira com que um processo é realizado. Desde a produção de um produto até o atendimento ao cliente. Por exemplo, se antes um cliente de um supermercado comprava um produto em um local, depois tinha que pesar o mesmo em outro para fazer o pagamento do mesmo em um terceiro local… que tal pesar e fazer o pagamento em um mesmo lugar? Como no próprio caixa? Alguns supermercados já estão fazendo isso. Não se trata apenas de uma questão econômica, de reduzir a mão de obra, pode-se pensar, mas também de praticidade e comodidade ao cliente. Afinal, sabemos que um cliente satisfeito é sinônimo de sucesso. 

Outro exemplo que passa pela ideia de inovação e talvez não esteja tão óbvia é a substituição da iluminação comum por uma de LED. Além de gerar mais economia, produz menos calor no ambiente. Um local de trabalho com temperatura e clima mais agradáveis é mais propício para melhor produção e satisfação dos funcionários. 
Diante disso, fica o convite para reflexão: qual inovação você pode trazer para o seu negócio? Uma nova tecnologia? Um novo processo? Uma mudança em “um detalhe”? Aproveite e convide sua equipe para pensar junto com você. Já diz o ditado que “duas cabeças pensam melhor que uma” e também já diz a frase atribuída ao cientista Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Viva a inovação!

Share

Ideal Consult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *