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Publicado em 19 março, 2020

13 estratégias para conter os impactos do Corona Vírus nos negócios

Estamos todos sob alerta. Pelas redes sociais e grupos de Whatsapp vemos uma avalanche de postagens de padarias, confeitarias, cafeterias, restaurantes e negócios de food service passando informações, oferecendo serviços, se comunicando com a comunidade e algumas até optando por fechar os negócios temporariamente.

Todos dividimos um clima de apreensão pelos dias passados e pelos incertos dias que ainda estão por vir. O que posso indicar a todos é cautela, que sigam as determinações dos órgãos competentes e que prezem acima de tudo pela saúde de sua equipe e de seus clientes.

Mas se o assunto for a sustentabilidade do seu negócio, tenha atenção! Pensando nisso separei 13 dicas estratégicas para conter (ou ao menos minimizar) os impactos do Corona Vírus nos negócios:

 

  1. Reforce sua comunicação através das redes sociais e demais veículos digitais, pois estes serão seu forte veículo de informação haja vista a redução de fluxo de clientes nas lojas;

 

  1. Trabalhe as orientações junto à sua equipe para ela se sinta segura no seu ambiente de trabalho e que estas orientações sirvam para que sejam replicadas em suas casas;

 

  1. Informe ao seu cliente sobre suas ações de segurança junto à sua própria equipe e também para os clientes;

 

  1. Oferte o serviço gratuito de “peça e retire aqui” através de sua estrutura de e-commerce. Caso não tenha essa estrutura utilize o Whatsapp ou o telefone convencional. Poderá ser uma boa alternativa para o cliente que não quer permanecer por muito tempo na loja;

 

  1. Mantenha mais produtos embalados disponíveis para os clientes. Este tipo de produto pode gerar maior imagem de segurança para o consumidor;

 

  1. Invista nos produtos embalados prontos para consumo, os chamados grab and go, aqueles fáceis de comer como os sanduíches que já vem com guardanapo ou saladas de frutas picadas e embaladas com o talher descartável. Lembre-se de que o cliente quer ficar menos tempo exposto e por isso deseja compras rápidas;

 

  1. Oferte o serviço de delivery de vizinhança. Avalie o raio de atuação em que sua equipe poderá entregar a pé e de maneira rápida para os pedidos que os clientes poderão fazer através de seu sistema de delivery próprio. Caso não tenha sistema de delivery próprio, utilize o Whatsapp e o telefone convencional.  Esta modalidade será interessante para remanejamento da equipe de atendimento que possa estar ociosa devido à queda de fluxo de clientes;

 

  1. Caso não possua delivery próprio, utilize os aplicativos de delivery. Para aqueles que já utilizam os aplicativos, busque ampliar o mix de produtos para maior opção de compra;

 

  1. Ajuste o volume de produção para redução de perdas, mas cuidado para não inibir as vendas gerando rupturas no abastecimento. Reforce a atenção aos controles de gerenciamento de produção;

 

  1. Ajuste as compras de matéria-prima ao volume de produção atual, principalmente matérias-primas mais perecíveis;

 

  1. Atenção para a atualização de preços devido ao aumento de custo de algumas matérias-primas principalmente devido às alterações cambiais – contudo permaneça leal a margem de rentabilidade já praticada anteriormente. Esse não é o momento para ajustar preços pois passa a imagem de que seu negócio só se preocupa com os lucros e não com o bem-estar do cliente;

 

  1. Não abandone o planejamento de marketing, afinal estamos em um momento complexo, mas estamos em um momento de Páscoa também. Focar em produtos à base de peixes, legumes, queijos e chocolate;

 

  1. As ações de meritocracia ficam ainda mais necessárias neste momento, pois precisamos trabalhar ainda mais os clientes que frequentam as lojas através do aumento do ticket médio para minimizar a queda de fluxo. Ressalto que a queda de fluxo é aceitável devido a este momento conturbado em que estamos vivendo, mas a queda de ticket médio pode significar falhas na operação;