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Publicado em 6 abril, 2020

Impactos econômicos da pandemia em março e perspectivas para abril

Não é preciso dizer o que você já sabe (mas ainda sim vou repetir): vender agora como se vendia antes da pandemia é uma tarefa árdua. O isolamento social necessário para a manutenção da saúde da população colocou também em isolamento o capital que estávamos acostumados a ter diariamente nas lojas. Mas qual a real dimensão desse impacto?

Segundo meu acompanhamento bem próximos nas padarias, posso afirmar que em março tivemos uma queda média de -23,6% no faturamento, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Mas as vendas de pão decolaram em média +8,1%, também quando comparada a março de 2019. Atente que esses dados comparam o desempenho de todo o mês de março dos anos de 2019 e 2020, mas é claro que há exceções para cima e para baixo nos indicadores apresentados.

O que explica isso é a nova “roupagem” da padaria em tempos de quarentena. Quando o período de isolamento foi decretado, as pessoas correram para os supermercados para abastecer a dispensa, muitas com medo de faltar alimento. Na incerteza financeira, inclusive de salários, privilegiaram alimentos básicos. Mais pessoas em casa, dispensa abastecida e mais tempo para cozinhar: eis a fórmula que impactou para que as vendas da padaria despencassem.

Por outro lado, com esse novo hábito (ainda que para nossas avós fosse o corriqueiro) a padaria passou a ser vista como a padaria de antigamente, com venda de pão fresco e pequenos correlatos, como manteiga e leite. Os serviços na padaria não são a prioridade de consumo do momento e por isso as lojas com maior representação deles foram as que tiveram maior queda de faturamento. Já o pão, diariamente, para o café da manhã, no sanduíche a tarde e para acompanhar a sopa a noite virou um hábito.

Mas ainda sim a balança não está em equilíbrio. Os custos fixos batem a porta e para enfrentar abril é preciso arregaçar as mangas. Nesse momento, que grande parte do país está há pelo menos 20 dias em quarentena, o consumidor já volta a sentir falta por produtos diferenciados. Contudo, não significa que você, empresário, deve reativar a produção de todo o seu mix. É preciso engenharia de cardápio para privilegiar os itens com maior representatividade na curva ABC de vendas e também considerar o quão perecível esse item é. Nesse momento indico que morangos, por exemplo, não estejam na lista no novo cardápio.

Também para abril podemos projetar um cenário similar ao de março, ainda que as lojas estejam trabalhando de forma mais organizada no delivery e com isso potencializando suas vendas. A compra de vizinhança e por conveniência se destacam nesse momento e por isso, se ainda não fez, é hora de ligar para os síndicos dos condomínios próximos da padaria e negociar com eles uma entrega diária, sem taxa, para os moradores. Proponha que ele envie a informação no grupo de whatsapp dos moradores e entregue uma circular para os condôminos. Não se esqueça da Páscoa e das oportunidades que ela traz.

Essas são apenas algumas das ações que você precisa tomar para que abril se revele mais otimista do que março foi. E vamos em frente, que esse período em breve passará!