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Publicado em 13 março, 2020

Calendário de marketing para padarias (abril a junho)

O marketing relaciona diversas áreas dentro da padaria: da gestão de estoque, passando pela produção, até a comunicação com a equipe e as vendas que passam pelo caixa. Tudo está integrado quando o assunto é oferecer um festival ou uma ação especial para o consumidor. Se bem aproveitada, a oportunidade sazonal pode se revelar muito lucrativa!

Compartilho abaixo contigo um calendário de marketing com datas e períodos nos meses de abril a junho que você pode aproveitar aí na padaria para criar um vínculo emocional e vender mais. Vamos lá?

Abril

Dia 08 – Dia da empada  

Prepare uma mesa com variedade de empadas (palmito, frango, carne, vegetarias etc) e faça uma promoção de venda no quilo com degustação. Não se esqueça de fazer uma placa com informações de preço, sabores disponíveis e quem sabe até a história desse produto.

Foto: @royaleemporio

Dia 12 – Páscoa

Essa é uma das datas de maior expressividade de vendas e você não pode deixar passar em branco! Já dei no perfil nas redes sociais várias dicas, mas compartilho outras agora. O primeiro passo é planejar com antecedência – você deve aproveitar desde a quarta-feira de Cinzas! Faça ovos de chocolate personalizado com embalagens diferenciadas: vale pensar em ovo de colher, ovo inteiro em pé e trio de mini ovinhos. Faça palitos de biscoito com brigadeiro e pão de mel para loja (a versão mini já vai para a degustação dos clientes). Forminhas personalizadas para venda de bombons e catálogo virtual em modelo para envio no Whatsapp são fundamentais. Crie também uma promoção para sorteio de um ovo de chocolate nas redes socais.

Fotos: 1 – Buquê de brigadeiros do @leaozinhodoce / 2 – Bolo de coelhinho do @fascinanteconfeitaria / 3 – Ovo com formato de ovo (e gema!) do @jonathanstenger/ 4 – Ovo “frito” de chocolate” do @caixas_erikamelkot/ 5 – Marmitinha toda de chocolate (era para ser um meme mas eu adorei a ideia) do @topps_memes

Maio

Dia 1º – Dia do Trabalhador

Essa data é importante inclusive para manter um bom clima organizacional com a equipe. Crie uma mensagem e cole no mural; faça post nas redes sociais e quem sabe até uma palestra com um café especial para os colaboradores.

 

Dia 10 – Dia das Mães

Essa é outra data de grande impacto no varejo e por isso é preciso que você se antecipe! Algumas ideias são: festival de tortas com decoração especial de mensagens para mães; cestas especiais de café da manhã para venda e entrega em casa; café colonial especial no dia das mães; e mimos para as mães como pedaço pequeno de bolo bem embalado com caderneta personalizada da padaria com receitas prática para fazer em casa. Explore sua criatividade!

 

Dia 20 – Dia nacional da quiche  

Prepare uma mesa com variedade de quiche e faça uma promoção de venda no quilo com degustação. Não se esqueça de fazer uma placa com informações de preço, sabores disponíveis e quem sabe até a história desse produto. Lembre-se de fazer porções individuais e também em tamanho família, pois muitos clientes podem querer levar para a casa, já que a quiche acompanha bem uma salada e é uma opção em substituição ao jantar.

 

Dia 24 – Dia nacional do café

Padaria e café tem tudo a ver. Por isso, invista em uma variedade de cafés expressos, coados e com blends especiais de grãos. Vale pensar também na venda de grãos (alguns produtores e beneficiadores fazem inclusive uma embalagem com a marca da sua padaria). Invista também uma cartazes ou banner para destacar histórias do café. Faça parcerias com fornecedores para que haja uma ação de promotoria na loja, oferecendo e explicando os diferentes tipos de café para os clientes. Lembre-se de produzir seus produtos que levam café na receita: mousse, bolos e entre eles o clássico tiramissu.  Promova as bebidas especiais com café (faça uma exposição dessas bebidas já prontas para provocar consumo.

Fotos: Empório Quitinete

Junho

Dia 12 – Dia dos namorados  

O amor pode estar no ar, mas se você souber aproveitar ele vai estar também nos lucros! Pense em sortear cesta de café da manhã para o casal; propor uma noite romântica de pizzas e vinhos; e até mesmo deixe preparadas alguns chocolates decorados e bombons especiais próximo ao caixa para que mesmo quem se esqueceu de comprar algo especial possa levar um agrado para alguém especial.

 

Durante todo o mês – Festas juninas

Há quem diga que essa é a época mais gostosa do ano, dividindo o posto com a festa de Natal. Aqui vale tudo: comprar chapéus caipiras e fazer camisetas personalizadas para a equipe (busque o apoio de fornecedores); montar barraquinha dentro da loja com comidas típicas (milho cozido, curau, cocada, arroz doce, canjica, cachorro quente, paçoca, pé de moleque, bolo de mandioca, bolo de cenoura com chocolate, maçã do amor, palito de chocolate com morango e uva etc); decorar a loja com bandeirolas, fitas, pano xadrez; e diariamente montar buffet no richô com galinhada, canja, baião de dois e  arroz carreteiro.

 

Ufa! Trabalho é o que não falta, mas espero que essas dicas te ajudem a se planejar e aproveitar esses períodos sazonais. Fique à vontade para adequar segundo a sua realidade e se tiver uma ideia diferente, compartilhe comigo aqui nos comentários. Boas vendas!