Publicado em 10 dezembro, 2019
Quando é o Natal?
***Emerson Amaral, presidente do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal)
Pode parecer uma pergunta óbvia, mas não é!
Poderíamos dizer que o Natal acontece no dia 25 de dezembro segundo o calendário religioso, mas no âmbito dos negócios não é bem assim. O Natal é a data mais forte comercialmente falando e, portanto, precisa ser muito bem trabalhada. Há uma cidade na Alemanha onde é Natal o ano todo e esse é, além de um atrativo turístico, é comercial também. Para as indústrias, o Natal começa em meados de julho quando a produção se inicia para abastecer o varejo entre setembro e outubro. Sendo assim, depois do dia das crianças em 12 de outubro, o varejo já começa a se estruturar para o Natal devido a ser a próxima data comercial mais forte. É sabido que o pico de venda ocorre em dezembro, mas é importante já sinalizar o que há disponível para o cliente, bem como fazer com que criemos momentos de consumo por um maior período e consequentemente antecipar possíveis vendas. Outro ponto que ressalto é que precisamos aproveitar as mídias gratuitas e espontâneas que trabalham a nosso favor na divulgação dessas datas comerciais.
Para contribuir no melhor planejamento de ações a serem desenvolvidas em sua empresa, apresento abaixo uma estrutura que poderá lhe auxiliar:
- Nome: é importante dar um nome à ação. Este nome precisa ser curto e passar a informação necessária com objetividade.
- Data e duração: a ação precisa ter uma definição de data de início e fim. Em relação à duração, não há uma regra, mas avalie sua estrutura para que mantenha a ação em execução com excelência.
- Objetivo: aumento das vendas de um tipo de produto, aumento do ticket médio, aumento do fluxo de clientes, aumento do faturamento total.
- Levantamento de potenciais parceiros: Como disse Ray Croc (fundador do Mc Donald’s): “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. Busque sinergia com fornecedores de matéria-prima, embalagens e produtos que possuam alguma correlação com seu mix de produtos e até mesmo parceiros de outros setores que possam potencializar sua ação;
- Cardápio: Definição de produtos que serão trabalhados na ação. Produtos inéditos são um grande atrativo para os clientes. Vide vários produtos que a @padaria2000 sempre tem nos sugerido.
- Realização de testes dos novos produtos e levantamento de custo para a precificação correta.
- Definição de preço promocional – uma das estratégias para se chamar a atenção também é o preço atrativo. Vale ressaltar que o preço é uma das estratégias e não a única ação para atrair ao cliente;
- Embalagem: Pesquisar as embalagens compatíveis aos produtos desenvolvidos e que valorizem os mesmos. Aqui a criatividade também deve ser explorada. Nem sempre o valor da embalagem é que valoriza o produto e sim a criatividade.
- Planejamento de produção: Definir qual a quantidade e quais os dias em que serão produzidos. Definição de pré-preparo, resfriamento de produtos, congelamento de produtos.
- Escala de trabalho: Definir a escala de trabalho da equipe de atendimento e de produção para que todos possam dar o devido suporte na ação.
- Planejamento as compras: abastecimento de matérias-primas, embalagens e demais produtos para que não ocorra ruptura durante a ação;
- Difusão das informações sobre a ação: Realizar uma reunião com a equipe para explicação sobre toda a ação, principalmente a apresentação dos produtos que irão participar da ação;
- Meritocracia: Definição das metas com a equipe. Quando definimos pontos a serem alcançados e realizamos o reconhecimento com a equipe, com certeza o resultado é muito mais fácil de ser alcançado;
- Ruptura zero: Crie uma avaliação de rupturas específica para os produtos referente à ação. Este é um dos pontos principais a ser observado, pois o primeiro passo para se ter resultado de aumento de vendas, é ter o produto para vender. Pode parecer óbvio, mas ocorre com frequência nas lojas.
- Divulgação offline: plaquinhas, cartazes, splashes, folders e demais sinalizações no ponto de venda;
- Divulgação online: utilize seu site, whatsapp e redes sociais. Algumas dessas ferramentas são gratuitas e estão disponíveis para todos.
- Decoração: a mensagem que o ambiente passa ao cliente pode o influenciar em suas compras. Sendo assim, prepare sua loja com materiais que representem a ação que está sendo desenvolvida. Não se preocupe com materiais com valor elevado, o que importa é que haja uma decoração compatível com sua realidade. Abuse na criatividade!
- Local de exposição: se sua loja está apresentando ao cliente uma situação diferente do dia a dia, então exponha os produtos referente à ação em um local que os valorize e que possa proporcionar maior venda por impulso.
- Planejamento de degustação: destaco a degustação, pois tenho a certeza que ela traz resultado nas vendas e pode ser aplicada em qualquer porte de empresa e para qualquer produto;
- Tática de venda: se o cliente comprar o(s) produtos, qual a vantagem que ele terá? Pode ser um preço diferenciado ou ganhar um gift por comprar algum volume maior ou até mesmo concorrer a um sorteio.
- Orçamento: como em qualquer ação, o investimento precisa ser compatível com os resultados esperados. Todas as questões sinalizadas são necessárias, mas caso seu orçamento esteja enxuto, foque em produtos e deixe a criatividade avançar!
- Montagem do plano de trabalho: distribua as atividades a serem desenvolvidas com sua equipe. Quanto maior o envolvimento, maior será o grau de realização.
O QUE | COMO | QUEM | QUANDO | QUANTO ($) |
- Avaliação dos resultados da ação: após o término da ação é importante fazer um comparativo sobre os resultados durante a ação e em um mesmo período sem o desenvolvimento de uma ação específica
- Histórico: Criar uma memória sobre a ação desenvolvida sobre os pontos que obtiveram êxito e os pontos que precisam ser revistos na próxima ação.
Espero que essas orientações possam lhe ajudar na alavancagem de vendas! Sucesso e bons negócios!
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