Imagem post Final de ano: época de fazer balanço e planejamento

Publicado em 19 dezembro, 2019

Final de ano: época de fazer balanço e planejamento

Um ano está chegando ao fim e outro novo ano começará em breve, mas para o mundo empresarial, dos negócios e do empreendedorismo 2020 já começou: o planejamento do ano seguinte se inicia meses antes dele começar. É inevitável fazer uma reflexão e análise sobre o que deu certo e o que não foi como o esperado, por meio de um Balanço Anual por exemplo, e, posteriormente, uma projeção e Planos de Ação para o novo ano que virá,

Se você conseguiu alcançar a maioria das metas e objetivos com o seu negócio, parabéns. Mas se esse não foi o seu caso, não é motivo de tristeza ou desespero. É interessante e até saudável que o empresário, o empreendedor faça uma mea-culpa, afinal, algo no processo escolhido pode estar falho e, assim, fez com que o resultado alcançado no final do ano não tenha sido o almejado. 

Um auxílio na hora de analisar como foi o ano da sua empresa pode estar no momento de se fazer o Balanço Patrimonial, já que esse é um item obrigatório, de acordo com o inciso I da Lei 8.666/93, de modo que a empresa possa comprovar sua condição financeira. Além disso, no Balanço deve constar, basicamente, seus bens, direitos e obrigações. 

Aproveite esse momento também para pensar, baseado em dados e informações, sobre a produção em geral do seu negócio: o processo e suas etapas, e, se necessário, rever os processos adotados; levantar os custos com maquinário; análise sobre a qualificação da mão de obra; dentre outros itens importantes. 

Com o levantamento do ano em mãos, chegou a hora de pensar e fazer o planejamento do ano seguinte. Para isso, produzir um Plano de Ação é fundamental. Afinal, o Plano de Ação, como diz o próprio Dicionário Financeiro, “é uma ferramenta de gestão empresarial que tem como base a elaboração de uma lista com todos os passos necessários para atingir um determinado objetivo. Além de desdobrar a tarefa em etapas, um bom plano de ação também prevê quem irá executar cada atividade, em qual prazo e com quanto de orçamento”.
Sem dúvida, para maiores chances de obter sucesso no ano em vigor e também ser bem sucedido no próximo ano é ter sempre, com clareza, qual é  o seu objetivo. Com um objetivo bem definido o resultado final tem muito mais chance de ser alcançado e compreendido. Se isso não for algo fácil para você fazer, executar ou mesmo compreender com propriedade, não se preocupe: Nós do Ideal (Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação) podemos ajudar você. O foco do nosso trabalho é justamente oferecer consultoria em processos e metodologias, adequados ao cenário realista dos negócios de alimentação, com foco em resultados efetivos diante das nuances de mercado.