Publicado em 7 outubro, 2020
Preparativos para o Dia Mundial do Pão
Chegou o momento de homenagear um dos grandes protagonistas de uma padaria: o pão! Você pode até pensar: “como posso aumentar minhas vendas com um produto tão cotidiano?”. É justamente aí que você pode se diferenciar. Pegue um produto comum e utilize de diferentes abordagens para diferenciá-lo em seu mix de produtos.
Com criatividade e estratégia é possível fazer o seu cliente olhar com outros olhos para o tradicional pãozinho. Confira!
Destaque a versatilidade do produto
A forma mais tradicional de consumo é comer um pão francês com manteiga no café da manhã ou da tarde. Porém, existem outras situações do dia a dia que envolvem o consumo do pão e podem ser aproveitadas em sua comunicação. Por exemplo: consumo do pão recheado com frango e salada (substituindo o jantar) ou consumo de pães integrais e 12 grãos (para pessoas que têm uma dieta mais restrita).
Quanto mais o cliente perceber que o produto é versátil mais chances ele tem de comprar. Afinal de contas, cada vez mais as pessoas querem rapidez e comodidade na hora de preparar suas refeições. Para isso, você pode colar cartazes perto do balcão de pães e também fazer
posts criativos nas redes sociais da empresa.
Ofereça descontos no dia comemorativo
Clientes adoram um descontinho e nada melhor do que baixar o preço do produto para estimular uma compra. Negocie o preço com fornecedores para realizar a ação. Com certeza será um incentivo a mais para que seu cliente leve o produto para casa.
Faça um “Feirão de Pães”
Sabemos que o pão francês é o grande queridinho do brasileiro. Além de ser bastante tradicional, geralmente é o produto que tem o custo mais acessível dentre os pães.
Mas, porque não incentivar também a compra de outros tipos de pão dentro da loja? Uma boa dica, portanto, é realizar um “Feirão de Pães”. Para isso, você pode vender vários pães a um preço único de quilo. Isso vai fazer com que os clientes conheçam outros tipos de pães, acarretando a valorização do produto.
Essa ação é fácil de fazer e pode ser aproveitada na loja física, no delivery e também ser divulgada nas redes sociais.
Invista em mimos e delivery afetivo
Que tal presentear seus clientes com produtos complementares ao pão? É possível montar kits com mini-embalagens de manteiga e geleia, por exemplo, e distribuir no caixa ou no delivery. O cliente vai se sentir lisonjeado e ainda vai perceber que o pão combina com diversos tipos de recheio.
Ressalte os benefícios e qualidades do pão
Destaque aspectos nutricionais, de saudabilidade, sabor e diferenciais dos produtos – seja em forma de cartazes na loja, plaquinhas no balcão de produtos ou posts nas redes sociais.
Os pães são fonte de energia: os carboidratos são nutrientes que garantem disposição para realizar as tarefas do dia a dia. Sua ausência nas refeições pode ter impactos nas funções vitais do organismo. “Todos os tipos de pães cabem dentro de uma alimentação equilibrada.
Os pães promovem a formação de serotonina: alimentos ricos em carboidratos, como os pães, contribuem para a formação deste neurotransmissor, responsável pelo humor e sensação de bem-estar. Sendo assim, consumir pão pode ajudar a manter a disposição e alto-astral no cotidiano.
Pães são alimentos vitaminados: pouca gente sabe, mas além de fonte de carboidratos, o pão tem vitaminas do complexo B, que contribuem para manter o cérebro saudável e a memória ativa.
A versão integral é rica em fibras: elas são importantes para o funcionamento do intestino e auxiliam na saciedade. A versão integral tem minerais, como fósforo e magnésio, que atuam na formação e manutenção dos ossos.
O pão é facilmente incorporado às refeições: um sanduíche completo, combinando o pão com vegetais folhosos (como a alface), hortaliças (como tomate, pepino, cenoura) e uma fonte de proteínas (como frango desfiado, queijo magro, atum, sardinha ou ovos mexidos) é uma ótima opção para um jantar rápido e nutritivo. No café da manhã, duas fatias de pão integral são medidas certas para proporcionar ainda mais energia ao longo da jornada. Nas festas, o pão pode ser servido em forma de canapés, wraps, sanduíches completos. Já as crianças podem levar o pão na lancheira: opções como bisnaguinhas e pão de forma fornecem energia e proteína para os pequenos.
Promova sorteios
Uma boa forma de comemorar a data é presenteando seu cliente com o próprio produto. Você pode montar uma cesta com diversos tipos de pães e produtos complementares (presunto, queijo, mortadela, sucos, café solúvel e manteiga). Você pode realizar o sorteio de forma tradicional ou utilizar as redes sociais para isso.
Para realizar o sorteio é possível utilizar plataformas como SorteioGram e Sorteador.
Destaque o pão francês em suas ações!
Aproveite que ele é o grande queridinho do brasileiro e promova ações na loja
e no universo digital.
– Faça cartazes divertidos sugerindo diferentes formas de dar mais sabor ao produto (manteiga, requeijão, ovos mexidos, geleias, mortadelas etc). Aproveite essa comunicação nas redes sociais.
– Faça posts divertidos com o produto nas redes sociais. Você pode brincar com o fato de ele ter diversos nomes Brasil afora.
– Promova a venda nos aplicativos de venda oferecendo descontos e condições especiais, por exemplo.
Além disso, esteja atento à qualidade do produto – a ABNT tem uma norma técnica que orienta sobre isso (ABNT NBR 16 170).
Promova um festival de pães!
Que tal aproveitar a data para oferecer opções de produtos personalizados na loja e no delivery? O seu mix de produtos certamente oferece opções interessantes de combinação e que podem atrair a atenção do cliente.