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Publicado em 25 julho, 2022

Padaria vai virar açougue? Uma reflexão essencial!

Na nossa infância, carne se comprava em açougue do bairro e padaria era para pão e leite. Hoje, os açougues de bairro não são mais uma realidade majoritária. É claro que existem, mas o número de pontos de venda caiu vertiginosamente. E agora, a gente compra carne nos supermercados.

O açougue virou gourmet. As casas de carnes atendem a um público seleto, que compra produtos importados, especiais para aquele churrasco de domingo.

Será esse o futuro da padaria?
Cabe uma reflexão sobre o mercado como conhecemos hoje. Será a padaria um açougue da nossa década? Será que daqui há alguns anos as lojas exclusivas para venda de panificados ficarão obsoletas e pouco produtivas, inviabilizando uma operação rentável?

A evolução da indústria de produtos congelados, abastecendo mais pontos de venda e fornecendo para empresas que não tem equipamentos e nem o knowhow de produção de panificados. Isso contribui para pulverizar o número de PDVs, como também estruturando a produção em supermercados que não tem nem mesmo área de produção e acabam “comprando o conhecimento” das indústrias de congelados.

De um lado estão os pequenos empresários, que, assim como os donos de açougue de antigamente, veem o mercado cada vez mais pulverizado em PDVs. Do outro lado estão os supermercadistas, que se souberem aproveitar o momento, investirão nas padarias como centrais de produção, abastecimento e diferencial competitivo. E no meio disso tudo está o consumidor, que a cada dia procura por mais comodidade, atrelado a bons preços.

Essa é uma reflexão importante para todos nós. Por aqui, seguimos trabalhando para que o setor de panificação – em todos os modelos de negócio – seja próspero.