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Publicado em 30 agosto, 2018

ONDE ESTÁ A CRISE?

 

O que nos gera um momento de crise? Política? Economia? Legislação? Mudança de mercado? Constantemente buscamos justificativas para as crises que passamos. É como se nos confortássemos ao saber (ou pelo menos buscarmos saber) o motivo pelo qual estamos vivenciando o momento de dificuldade e, quem sabe ali, estivessem as respostas para tantos questionamentos.
Em muitas análises de empresas que tenho realizado, o que tem motivado a crise são questões internas à organização e não externas como comumente se visualiza. Os árduos desafios encontrados no dia a dia nos deixam cansados e devido a essa “fadiga” acabamos inertes à várias atitudes necessárias para superação dos desafios. Não são grandes ações que provocam resultados e sim a constância de pequenas ações.
Há quem fique à procura de soluções mágicas, mas o que realmente gera resultado é atitude. Mas além da atitude é importante a disciplina. Segundo o técnico de vôlei Bernadinho, “a ponte que liga o seu sonho ao sucesso chama-se disciplina”. A estrutura operacional, muitas vezes enxuta, faz com que os gestores precisem assumir várias atividades gerando assim a dificuldade de se ter disciplina. O exercício que precisamos fazer para manter o foco é responder a algumas perguntas: realmente só eu posso fazer esta atividade? Esta atividade gera algum impacto de desenvolvimento de minha empresa?
E depois de refletir, chega a hora da ação. Numa listagem básica, enumero algumas atitudes que fazem de você mais que empresário, formam um empreendedor.
 Planeje seu dia e busque colocar em ordem de importância. O que não conseguir realizar no dia de hoje, insira no dia de amanhã. Valorize o que conseguiu realizar e não o que não foi realizado. Mais que motivacional, isso significa foco e persistência.

 Planeje ações possíveis de serem realizadas. Busque ações que estejam ao seu alcance (de acordo com sua estrutura operacional e financeira) e não ações que podem ser ótimas, mas totalmente fora de sua atual realidade. Lembre-se que pode ocorrer a situação em que o ótimo pode ser inimigo do bom – mas não faça desse discurso um apoio para o mais ou menos. Seja realista, mas mantenha-se no foco da excelência.

 Busque apoio de profissionais (consultores) e ou instituições (Sindicatos, Associações, sistema S) que lhe auxiliem na visão de possibilidades. Por estar dentro do processo, nem sempre conseguimos visualizar com facilidade todas as possibilidades disponíveis.
Faça o teste e avalie sua gestão de crises:

AÇÕES

SIM

NÃO

1Você possui planejamento de ações que impactam no crescimento e desenvolvimento de sua empresa?
2Você tem feito ações que impactam no desenvolvimento de sua empresa?
3Possui plano de metas?
4Realiza comparativos periodicamente (mensais ou anuais) de seus indicadores (Vendas, ticket médio, fluxo de clientes, lucratividade)?
5Realiza capacitações e ou consultorias com sua equipe para melhorias e aperfeiçoamento (mínimo de 2 vezes por ano)?
6Acompanha os indicadores de produtividade de sua equipe e busca melhoria de performance?
7Participa de palestras, feiras, seminários, congressos ou eventos em geral que apresentam informações relevantes para o seu negócio?
8Possui sistema de meritocracia com sua equipe?
9Realiza alguma inovação em produto e ou serviço mensalmente?
10Utiliza de meios digitais (e-commerce, redes sociais e demais ferramentas digitais) para divulgação e ou comercialização de produtos e ou serviços?

Avalie sua performance através do número de respostas positivas (SIM):
De 0 a 4: A crise é mais interna à sua empresa do que devido ao mercado. Dê maior atenção ao seu negócio!!!
De 5 a 7: ATENÇÃO! Atente às informações externas (mercado), mas seu negócio também merece atenção!
De 8 a 10: Parabéns!! Os desafios existem, mas você está forte o suficiente para enfrentá-los!

Temos duas grandes certezas na vida, sendo que uma delas é a morte e a outra é que iremos passar por algum momento de crise independente do âmbito que a mesma seja. Nada na vida é tão constante quanto as mudanças. Precisamos nos fortalecer para estarmos preparados para superar os desafios que certamente viveremos – não é uma questão de “se o desafio chegar”, mas sim “quando ele vai chegar”. Desejo que seu preparo seja sempre maior que os futuros desafios! Te vejo no caminho do sucesso!

 

***Emerson Amaral, presidente do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal)