Publicado em 12 outubro, 2020
Manual básico para uso de redes sociais – e ferramentas úteis
As redes sociais são importantes canais para reconhecimento de marca, relacionamento com os seguidores, geração de novas oportunidades e consequentemente para a aquisição de novos clientes.
Para que o espaço se torne uma excelente ferramenta de crescimento para o seu negócio, é importante adotar boas práticas que melhorem performance no ambiente digital, que fortaleçam a marca e gerem novas oportunidades de negócios. Neste manual você vai aprender como criar as suas redes sociais e dicas importantes para o uso delas.
PRIMEIRO PASSOS: CRIANDO SEU PERFIL NAS REDES SOCIAIS
Criar uma conta nas redes sociais não é difícil e as plataformas são bem intuitivas. Separamos algumas informações importantes para você começar. Vamos lá!
Para criar qualquer rede social você vai precisar de:
- Um e-mail para cadastro: sugerimos utilizar um e-mail do seu negócio. Se não tiver um, você pode criá-lo em poucos passos. Confira AQUI como criar um e-mail do Google.
- Informações pessoais básicas: nome, sobrenome, CNPJ ou CPF, endereço, etc.
Criando uma conta no Facebook
Para você criar uma página do seu negócio no Facebook, é necessário ter um perfil pessoal. Caso você já tenha um, clique AQUI para criar a página do seu negócio.
Caso você ainda não tenha um perfil pessoal, você deverá criar o seu. Confira o passo a passo clicando AQUI. Depois que o seu perfil for criado, você deve seguir o passo anterior para criar a página do seu negócio.
Página para criar uma conta no Facebook. Acesse o o site facebook.com ou baixe o aplicativo no seu smartphoe.
Depois de criar a sua página no Facebook, é preciso deixá-la com a cara da sua empresa. Para isso você vai precisar:
- Foto de perfil: muito importante! Coloque a sua marca na foto de perfil, assim as pessoas vão identificá-lo com mais facilidade.
- Nome: coloque aqui o nome do seu negócio.
- Preencher todas as informações sobre o seu negócio: endereço, horário de funcionamento, telefones para contato etc.
Criando uma conta no Instagram
Você pode conferir o passo a passo para criar a sua conta clicando AQUI.
Como o perfil será para divulgação do seu negócio, é muito importante que a sua conta seja comercial. Você pode fazer isso em segundos. Confira como transformar o seu perfil de pessoal para comercial clicando AQUI.
Página para criar uma conta no Instagram. Acesse instagram.com ou baixe o aplicativo no seu smatrphone.
Depois de criar o seu perfil no Instagram, é preciso deixá-lo com a cara do seu negócio. Para isso você vai precisar:
- Foto de perfil: muito importante! Coloque a sua marca na foto de perfil, assim as pessoas vão identificá-lo com mais facilidade.
- Nome: coloque aqui o nome do seu negócio.
- Preencher a sua bio (descrição do perfil): aqui você deverá resumir quem é a sua empresa em poucas palavras. Aqui você deve pensar: qual o tipo do seu negócio, o que você vende, qual a sua especialidade?
- Site: se não tiver, coloque o link do seu whatsapp. Veja AQUI como gerar um link para o seu whatsapp.
- Endereço: coloque o endereço completo do seu negócio. Essa informação pode ser muito valiosa para os seus seguidores.
Agora que os seus perfis estão criados, vamos aprender como publicar os seus conteúdos?
COMO PUBLICAR NAS REDES SOCIAIS
Um planejamento de publicações pode te ajudar a organizar os seus conteúdos, mas calma, ele não precisa ser complicado. Comece aos poucos: anote os temas e dias da semana para fazer as suas publicações. Aqui vão algumas dicas:
- Escolha o conteúdo: qual será o tema da sua publicação?
- Defina o formato: vou publicar uma foto? Uma arte produzida ou um vídeo?
- Construa legendas: escreva conteúdos úteis para o seu cliente. Pense no que ele quer saber e sempre deixe as informações completas sobre aquele tema. Por exemplo: se estiver divulgando uma promoção, deixe claro a validade, quantidade e disponibilidades dos produtos anunciados.
As redes sociais são bem intuitivas, mas se você ainda não é familiarizado com elas, separamos alguns tutoriais em vídeos que vão te ajudar.
>> Tutorial de como fazer uma publicação no Facebook.
>> Tutorial de como fazer uma publicação no Instagram.
FERRAMENTAS
As ferramentas são excelentes opções para otimizar o seu tempo. Algumas são pagas, porém com ótimo custo/benefício. Confira:
- mLabs: O o mLabs é uma ferramenta para programar os seus posts nas redes sociais. Você pode agendar publicações em todos os formatos aceitos no Facebook e Instagram.
>> Confira o tutorial completo clicando AQUI.
>> Saiba mais sobre a ferramenta no site: www.mlabs.com.br
- Etus: assim como o mLabs, a ferramenta Etus é ótima para agendar os seus conteúdos.
>> Confira o tutorial completo clicando AQUI.
>> Saiba mais sobre a ferramenta no site: etus.com.br
- Canva: ferramenta para criação de imagens e vídeos simples e intuitivo. Nela você pode criar posts com boas imagens para as suas redes sociais.
>> Confira o tutorial completo clicando AQUI.
>> Saiba mais sobre a ferramenta no site: www.canva.com
- Bitly: ferramenta gratuita para encurtar links. Além de deixá-los mais apresentáveis, ela gera um pequeno relatório do número de cliques que o seu link cadastrado na ferramenta gerou.
>> Confira o tutorial completo clicando AQUI.
>> Saiba mais sobre a ferramenta no site: bitly.com
- Linkree: a famosa árvore de links! Sabe quando você tem diversos links para divulgar, porém tem que escolher o mais importante ou acabar tendo que colocar todos eles em uma publicação? O Linktree permite você colocar vários links em um só! E de maneira organizada.
>> Confira o tutorial completo clicando AQUI.
>> Saiba mais sobre a ferramenta no site: linktr.ee/login
- Onnelink: o Onne Link é mais uma opção para colocar vários links em um só. E o melhor: é grátis!
>> Confira o tutorial completo clicando AQUI.
>> Saiba mais sobre a ferramenta no site: onne.link
- Gomeer: você vai se apaixonar por essa ferramenta! O Goomer é um cardápio online! Você pode cadastrá-lo e divulgá-lo para os seus clientes nas suas redes sociais e no whatsapp. Prático e eficiente.
>> Confira o tutorial completo clicando AQUI.
>> Saiba mais sobre a ferramenta no site: goomer.com.br
BÔNUS: DICAS IMPORTANTES
Diálogo:
- As redes sociais são espaços para a interação e a conversa entre a empresa e seu público (clientes, futuros clientes e parceiros). Por isso, fortalecer o diálogo, respondendo ou moderando todos os comentários nas páginas é essencial para reforçar o posicionamento de ouvir as pessoas, mostrando para o seu cliente que ele é importante para e você e, consequentemente, aumenta o engajamento nas páginas.
- Personalize seus comentários e respostas para cada usuário, conforme a mensagem e interação postada.
- Respostas individuais geram confiança e mostra que a marca está prestando atenção na conversa.
- Sempre seja educado e solicito com seus seguidores: comprimente-os com um bom dia, boa tarde ou boa noite e agradeça sempre que possível. Pense que ele é uma pessoa real. Como você o trataria se ele estivesse conversando com você dentro da sua padaria?
Conteúdo:
- Manter a identidade visual em todas as postagens é muito importante: isso facilita o seu cliente identificá-lo com facilidade diante de tantos outros conteúdos que ele vê nas redes sociais.
- Procure sempre manter as cores da sua marca nas imagens e vídeos publicados e, se possível, contrate um profissional com expertise em redes sociais para cuidar bem do seu negócio online.
- Aproveite as possibilidades criativas que as redes sociais disponibilizam, como a variedade de formatos e forma de apresentação do conteúdo. Você pode publicar imagens ou vídeos de diversas maneiras: uma única imagem ou vídeo, um carrossel com mais informações, no feed ou no stories, destacar informações importantes nos destaque do Instagram e por aí vai… As redes sociais estão em constante aprimoramento e por isso, novas funcionalidades surgem com frequência. Fique atento a essas mudanças para ver se elas fazem sentido para o seu negócio.
- Foque em conteúdos que resolvam os problemas do seu público, isso gera confiança. Pense: o que o meu cliente precisa saber sobre o meu negócio? (Aqui vai uma forcinha: horário de funcionamento, localização, cardápio, formas de entrega, diferenciais, etc.).
Hashtags e Geolocalização:
Todas as funcionalidades das redes sociais são importantes e podem trazer resultados significativos para o seu negócio. Porém, vamos destacar duas funcionalidades comuns tanto nos Facebook quanto no Instagram: as hashtags e a geolocalização.
As hashtags são palavras que se transformam em links quando adicionamento ao seu início o símbolo #. Quando a combinação é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema. Assim, se usuários do Instagram, por exemplo, publicam fotos com a hashtag #paodequeijo, todos na rede social podem encontrar conteúdos relacionados — outras imagens de pão de queijo, por exemplo — clicando sobre a palavra.
Mas atenção: não exagere! As redes sociais podem considerar um conteúdo como spam, se nele tiver o uso abusivo das hashtags. Use no máximo 7 em suas publicações.
A geolocalização, você também pode usar tanto no Facebook como no Instagram. É muito importante você utilizá-la, principalmente porque as redes sociais vão ajudar a mostrar o seu conteúdo para pessoas que moram ou circulam na região do seu negócio (principalmente se um usuário que interage com suas publicações tiver interesse na mesma área). Em campanhas pagas, ela é ainda mais importante e ajuda a mostrar o seu conteúdo para as pessoas certas. Então lembre-se: sempre que fizer uma publicação, marque a sua localização no post.
Espero que as dicas passadas possam te ajudar a criar e manter as redes sociais do seu negócio. Estar presente no digital já é uma necessidade e fará você ganhar pontos frente aos seus concorrentes. Boas vendas!