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Publicado em 27 janeiro, 2020

5 tendências da alimentação em 2020 que vão transformar sua padaria

A mudança dos hábitos de consumo é uma variável fundamental quando o assunto é planejamento na padaria. O que era atrativo no ano passo pode – ou não – ainda ser especial e valorizado em 2020. E o que antes era um tímido movimento de mercado pode agora ser um dos principais influenciadores de mercado.

Por isso, baseado nos dados do relatório Brasil Food Trends 2020, divulgado pela FIESP e pelo ITAL, compartilho quais são as 5 tendências de alimentação que vão transformar seu negócio neste ano:

1 – Sensorialidade e prazer
Essa tendência está relacionada a uma positiva mudança social de maior acesso à educação, informação e renda. Por isso, o consumidor com o perfil premium e gourmet ganha força, buscando produtos diferenciados e sofisticados. Mais que alimento, eles querem uma experiência de consumo.
Sugiro que invista em uma linha de produtos de produção própria e de revenda focados no gourmet. Combos também são bem-vindos. Pão italiano, patê de ricota, algumas fatias de presunto tipo parma, água com gás e um vinho harmonizando: pronto, está montada a ideia de como vender produtos de alto valor agregado e que você, muitas vezes, já possui aí na padaria.


2 – Saudabilidade e bem-estar
Se relaciona com o aumento da expectativa de vida e o impacto que a alimentação tem quando o assunto é viver mais e melhor. Dietas mais saudáveis, com alimentos mais naturais, orgânicos, frescos e de baixa concentração de conservantes, corantes e gorduras ganham a preferência de cada vez mais consumidores.
Para isso você pode criar um selo de “Saúde e Bem-Estar” e mandar imprimir etiquetas em uma gráfica rápida. Oriente a produção e o atendimento para que todos os produtos integrais, sem açúcar e sem lactose, por exemplo, tenham essa etiqueta indicando. Tenha certeza de que o cliente percebe esses detalhes.


3 – Conveniência e praticidade
As mudanças no conceito de estrutura familiar e o dia a dia corrido nos grandes centros urbanos coloca a alimentação prática em destaque. Prontos e semiprontos, com um preparo ágil e fácil, além das monoporções (porções para uma pessoa) se relacionam diretamente à questão da saudabilidade: não adianta vir embalado e fazer mal à saúde.
Que tal abrir espaço no balcão refrigerado para inserir frutas já cortadas, saladas prontas, sanduíches, refeições congeladas (mas com gostinho de comida caseira) e sucos naturais? Lembre-se de investir em embalagens, mas cuidado ao uso excessivo de plástico, isopor e materiais não recicláveis.


4 – Confiabilidade e qualidade
Selos e certificações para veganos, sem testes em animais, de logística reversa ou de fabricação artesanal são cada vez mais valorizados. Adotar processos para que a padaria obtenha essas certificações de fonte confiável e divulgar para o cliente gera maior credibilidade e diferencial competitivo.
Alguns desses selos são adquiridos em processos bem simples, mas que exigem dedicação. Vale a pena apostar neles como um processo de ganho a médio e longo prazo.


5 – Sustentabilidade e ética
A preocupação com o meio ambiente, as relações sociais e o envolvimento em políticas públicas passam a imagem de empresa da qual vale comprar. Tem sido cada vez maior o interesse em conhecer iniciativas que prezem pelo bem-estar comunitário e ambiental. Caso a empresa não possua uma iniciativa própria, vale a pena adotar uma iniciativa da comunidade em torno da padaria, estabelecendo ações efetivas de impacto regional.
É comum que padarias façam doações de alimentos para escolas, creches e outras instituições de apoio social, mas nessa tendência a ideia é convidar os clientes a também apoiar, seja destinando um percentual da venda de determinado produto ou coletando cobertores em época de frio, por exemplo.

Os aspectos culturais e econômicos colocam as padarias do Brasil em um patamar muito particular, afinal, o mix de produtos e de serviços brasileiro é incomum em outras partes do mundo. Contudo, quando observo essas tendências globais me sinto incentivado a aplica-las na rotina das padarias daqui. O mais importante é se manter antenado e pensar “como posso usar isso ao meu favor?”. Espero que tenha gostado!

 

Emerson Amaral é diretor do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação, administrador e especialista em Gestão Empresarial com mais de 20 mil horas de consultoria em empresas por todo país.