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Publicado em 1 fevereiro, 2023

DICAS DE VENDAS PARA A PÁSCOA 2023: COMPETITIVIDADE NAS PADARIAS

Você pode faturar bastante, usando a criatividade e tendo atenção às tendências para este ano!

Vem aí um dos períodos de maiores vendas do varejo, especialmente quando o assunto é chocolate. Mas, assim como em outras datas sazonais, é preciso cautela, especialmente nos tópicos de concorrência e precificação. Se olharmos para o ano passado, de acordo com um levantamento da Neotrust, a Páscoa movimentou R$6,5 bilhões, valor 8,8% maior que em 2021. O número total de pedidos cresceu 10,6%, chegando ao total de 12,4 milhões. Porém, os tradicionais ovos de Páscoa tiveram quedas de 22,7% no faturamento e de 17,3% no número de pedidos. Já bombons e chocolates aumentaram o faturamento em 137,3% e 33,7%, respectivamente, e 251,3% e 165,5% no volume de pedidos. Além disso, carnes, aves, pescado e bebidas alcoólicas também venderam mais durante a data.

Visualizando esses dados, é nítido constatar que a Páscoa é uma ótima oportunidade para a padaria faturar mais. Entretanto, eu enxergo que o empresário de panificação está entre dois mundos: nem com capital de negociação das grandes redes supermercadistas para vender a bom preço os ovos de Páscoa e correlatos na revenda e nem com os custos operacionais reduzidos (especialmente folha de pagamento e tributos) como acontece com os microempresários individuais de confeitaria, que se tornaram grande concorrência na fabricação própria. O resultado dessa equação é que precisamos ser competitivos na dose exata de entregas com qualidade, precificação adequada e muita criatividade. 

Como de praxe, a lei da oferta e da procura torna os insumos para fabricação mais caros e aqui destaco a necessidade de redobrar o cuidado com as embalagens. Chamativas o suficiente para transformar um produto, mas, se usadas de forma frívola, são capazes de inviabilizar o preço de venda no mercado. Não menos importante, atente-se a alguns aspectos que vão além da beleza e funcionalidade. As embalagens acrílicas e as ecológicas estão em alta, como o blister cúpula para brigadeiros e as tags de coelho, mas é preciso pesquisar antes de comprar, pois os preços variam muito. Por isso, é preciso buscar por inspiração para oferecer, de forma bonita e fascinante, produtos que agradem o cliente, especialmente no bolso.  

Uma sugestão é investir na fabricação dos produtos que estão em alta. Os negócios artesanais e caseiros vêm ganhando força nos últimos anos, tanto por ser uma nova fonte de renda quanto pela qualidade e possibilidade de personalizar os chocolates – e muito dessa resposta imediata às tendências do mercado está hoje concentrada na mão dos MEIs, enquanto a padaria assiste às necessidades de mudança sem conseguir encontrar muitas possibilidades de ajustes. Guirlanda de páscoa, amigurumi de coelho (peças de crochê personalizadas e feitas artesanalmente), suspiros gourmet, ovos de páscoa recheados e de colher, mini ovo de páscoa, bombom, trufas, brigadeiros gourmet, colomba pascal, doces, pirulitos de chocolate, alfajor, cones de páscoa, bolos de pote, kits de páscoa, cestas de café da manhã, lembrancinhas e brindes corporativos são muitas e boas opções. Busque formas de inovar, seja em decorações, sabores ou composições.

Sobre o abastecimento, procure manter um pequeno estoque à pronta entrega, porque produtos enviados rapidamente contam pontos para sua loja. Na loja física, para incentivar a compra, ofereça produtos de valores diversos para atender aos mais variados gostos e bolsos. Além disso, defina um calendário de produção para não passar aperto na semana da Páscoa. Dependendo do prazo de validade dos insumos, o ideal é deixar o estoque em capacidade máxima na semana antes da Páscoa e já começar as vendas nos dois meses anteriores, ou, como gosto de falar com os clientes, a Páscoa começa na quarta-feira de cinzas.

Páscoa e vendas on-line

A Páscoa 2022 realizou vendas on-line 8,8% maiores do que em 2021, o que gerou um faturamento de R$6,5 bilhões ao e-commerce brasileiro. O número de pedidos também teve alta de 10,6%, totalizando 12,4 milhões de reais de compras, segundo os dados da Neotrust. Diante disso, abasteça suas páginas nas redes sociais, no Instagram principalmente, faça um marketing local e ofereça seus produtos sempre que for possível. Mostre ainda as diferentes opções de sabores, formatos, personalizações e embalagens que você oferece e capriche nas tags, descrições, categorizações e títulos de seus produtos.

Não se esqueça de colocar o cardápio virtual no link da bio do Instagram e, se puder, incluir os produtos na aba de shopping da plataforma. Um plano bem simples, mas efetivo, é montar um carrossel com as fotos mais bonitas dos produtos de Páscoa (carrossel é incluir até dez imagens em uma única publicação), criar uma legenda (um textinho que explique os aspectos básicos de como comprar, até qual data, o preço, raio de entrega etc) e, depois de publicar, usar o botão impulsionar na modalidade de quilometragem. Com isso, de forma muito prática e rápida, você faz um anúncio mesmo sem ter um profissional exclusivo que possa te auxiliar no assunto. Comece com R$10, R$20 ou valores similares por dia, vá acompanhando e não se esqueça de colocar o link direcionando para o canal de compras, seja ele Whatsapp ou site. 

Já no Whatsapp, resgate a lista de clientes que compraram de você nas datas sazonais anteriores e envie o link do cardápio virtual para eles. Faça o mesmo com a lista de transmissão dos contatos e monitore para que os retornos sejam dados de forma rápida e assertiva. 

Precificação para lucrar, não só para vender

Para faturar corretamente, é necessário realizar uma precificação adequada. Esse passo é fundamental para que você lucre e não só venda muito para depois descobrir que as horas em claro foram em vão porque você vendeu pelo preço da concorrência e não pelo preço justo para remunerar sua competência. 

Ainda de acordo com o estudo da Neotrust, 89% de todos os pedidos tiveram frete gratuito, dado que cresceu 29% em comparação com 2021. No caso do frete pago, o valor médio teve um aumento de 10%, subindo de R$10,30 para R$11,30. Ou seja, essa pode ser uma métrica para você entender se há margem para oferecer frete grátis nas compras acima de determinado valor, pois isso importa na decisão de compra. 

Seguindo essas dicas, tenho certeza que você vai faturar alto neste momento tão oportuno. Conte com o time da Ideal para sempre te auxiliar no planejamento e na execução das ações. Continue acompanhando as dicas no @consultideal e que tenhamos uma Páscoa plena, refletindo que nossas ações precisam estar coerentes ao desejo da colheita. Sucesso e boas vendas!