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Publicado em 7 novembro, 2019

Ações que impactam em vendas com um único investimento: seu produto!

Pelo menos nos últimos 4 anos, temos vivido uma competição muito desleal onde o crescimento das despesas está sempre vencendo o crescimento (ou até mesmo queda!) das vendas.  É importante ressaltar que o esforço necessário para chamar a atenção do cliente está cada vez maior, haja vista os inúmeros atrativos e opções de consumo que o mercado vem ofertando.  Outro desafio é que o empresário de pequeno porte precisa desenvolver estas ações paralelamente à condução do seu intenso dia-a-dia na empresa, ou seja, não é possível parar as atividades rotineiras para desenvolver ações que prospectem vendas.  Este é o verdadeiro ditado de se “trocar o pneu do carro, com o carro andando”.

Ciente dessas dificuldades, eu sugiro algumas ações que podem impactar em aumento de vendas e com certeza alguma delas poderá se encaixar à sua estrutura:

DEGUSTAÇÃO: a maior certeza que se possa ter sobre a qualidade de um produto ou serviço, é experimentando o mesmo.  A degustação é a propaganda mais forte e mais barata que se possa aplicar em prospecção de venda e sua efetividade e retorno é impressionante.  Defina produtos de valor agregado e realize a degustação dos mesmos durante todo o dia e diariamente.

EXPOSIÇÃO: todas as lojas possuem locais “quentes” onde tudo que se expõe neste local, vende-se bem.  Normalmente neste local, são expostos produtos que os clientes sempre compram, no intuito de facilitar o acesso aos mesmos.  Experimente expor neste local produtos de maior valor agregado e que o cliente não os conhece bem e ainda que possuam boa margem de contribuição.  Com certeza irá alavancar as vendas deste produto e o produto tradicionalmente consumido pelo cliente continuará com seu mesmo volume de venda.

RUPTURA ZERO:  fique atento ao abastecimento dos produtos mais vendidos de sua empresa que correspondem à curva A de vendas.  Estes produtos costumam compor 80% das vendas totais e correspondem à 20% de todo o seu mix.  Sendo assim, estes produtos precisam de maior atenção e estar em exposição desde a hora de abertura até a hora de fechamento da loja.

PRODUTO “PRESENTE”:  Muitos dos produtos produzidos pelas empresas de panificação e confeitaria possuem qualidade incomparável e muitas vezes eles não são devidamente valorizados.  Utilize de acessórios (fitas, etiquetas, tags) e embalagens que valorizem os produtos como presente e não como apenas mais um pão, biscoito ou bolo.  A “roupa” com que vestimos os produtos os valorizam e os transformam em um bonito e delicioso presente.

DATAS SAZONAIS: as datas sazonais já geram um marketing gratuito para todo o varejo e precisamos aproveitar disso!  Muitas vezes deixamos passar datas que são muito comerciais sem aproveitar das mesmas para impactar em vendas.  Alguns empresários falam que “não possuem produtos” para serem “presentes” para as datas sazonais como dia das mães, pais, crianças, professores, etc, mas é preciso enxergar de maneira diferente para seus próprios produtos. Exemplifico com um produto tradicional que é o tradicional doce brasileiro que é o brigadeiro.  Ao embalar o brigadeiro como um presente (conforme citado anteriormente) e sinalizá-lo como um presente ideal para o público alvo da respectiva data, este será um ótimo motivo de venda do mesmo e que impactará significativamente nas vendas.

INOVAÇÃO:  Quem nunca não saiu de casa em algum dia com o seguinte pensamento: que vontade de comer algo diferente hoje!  Com base nesta informação, é importante surpreendermos nosso cliente através da inovação de produtos.  O produto inovador não possui comparação por ser algo inédito, sendo assim, além de surpreender ao cliente, permite agregar valor ao mesmo. Sei dos desafios, mas sei que é possível fazer um pouco e este ser o que está ao nosso alcance. Faça pouco, mas faça!

Sucesso e boas vendas!!!