Como se tornar uma empresa imã de bons profissionais

Como se tornar uma empresa imã de bons profissionais

Sua empresa sempre RECLAMA sobre a falta de bons profissionais?

Desde que me entendo por gente eu escuto isso. Mas, a pergunta é: não existe mão de obra ou é a gente que não está preparado para se adaptar às mudanças e receber a nova mão de obra que existe no mercado hoje?

A nova geração é muito conectada, imediatista (tem expectativa que as coisas aconteçam rápido) e nem sempre tem o mesmo desejo de adquirir bens materiais nos mesmos moldes das gerações anteriores. É preciso se atentar ao que é importante para essas pessoas (e até outras mais velhas) e que vai além da remuneração.

E isso precisa partir de nós, não dá para esperar apenas do poder público ou de organizações específicas. Confira algumas dicas para atrair bons profissionais:

💰 Não foque apenas em altas remunerações! Só isso não sustenta bons profissionais. Ofereça estruturas adequadas, como banheiros e lugares para refeição, para que o colaborador execute suas funções com conforto e segurança.

📚 Invista em capacitação! Bons profissionais precisam ser treinados ou receber manutenção das suas habilidades, por meio de reuniões e feedbacks. Esses momentos também são ótimos para você colher informações sobre o que precisa mudar ou ser melhorado.

👏 Valorize a meritocracia! Qual a diferença se a sua atendente vende 1 pão ou 10 pães? É preciso que sua empresa reconheça o bom desempenho dos profissionais, oferecendo algum bônus, agradecimento formal ou qualquer outro tipo de recompensa.

🎯 Desenhe metas e transmita segurança! Defina o que os colaboradores precisam executar dentro da empresa, dando feedbacks de maneira regular e assertiva. As pessoas precisam saber se estão no caminho correto ou não. Muitas vezes, os próprios funcionários conseguem mensurar se estão fazendo as entregas necessárias ou se precisam melhorar.

🍎 Não se apegue às “maçãs podres”! Não deixe de oferecer qualificação e desenvolvimento só porque alguns poucos não querem. Foque naqueles que desejam melhorar, ou você corre o risco de perder esses bons profissionais.

🗣 Fortaleça os bons líderes! Isso faz toda a diferença para manter a equipe forte e engajada. Por melhores que sejam os profissionais, se eles não tiverem uma liderança capaz de orientar, motivar e corrigir é bem provável que o bom resultado não chegue.

Tornar a sua empresa atrativa não é investir um caminhão de dinheiro em altos salários ou super estruturas.

Na maioria das vezes, passa por uma mudança de pensamento e de implementar ações estratégicas para captar e MANTER bons profissionais.

Pare com isso de apenas punir quem não faz e comece a valorizar quem faz bem feito!

Gostou das dicas? Tem muito mais te esperando no projeto de formação de lideranças. Clique aqui e confira.

Share

Ideal Consult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a ideal