
Publicado em 9 abril, 2025
CARDÁPIO DIGITAL DE ENCOMENDAS: SEU ALIADO NO AUMENTO DA LUCRATIVIDADE E CONTRA A FALTA DE MÃO DE OBRA
O aumento das vendas online foi impulsionado de forma significativa nos últimos anos. Ao observar o faturamento do comércio digital, o percentual de vendas online de empresas do varejo saltou da média de 9,2% do total, antes da pandemia, para 17,8% em fevereiro de 2025 — o mais elevado desde julho de 2021 —, conforme a sondagem do comércio da Fundação Getulio Vargas (FGV). Isso significa mais players no mercado de vendas online e a exigência de transformar nossos negócios em ferramentas altamente eficazes para agradar o cliente e se destacar em meio à concorrência.
Não há como negar que ainda existem empresários resistentes às soluções de tecnologia e vendas digitais. Mas até os mais céticos perdem argumentos quando falamos sobre a possibilidade de ter o setor de encomendas funcionando 24 horas por dia. O setor de encomendas é comumente um ponto sensível nas padarias, exigindo alto nível de controle de produção, organização para entrega e, claro, um atendimento adequado — que vá além do trivial de apenas anotar pedidos de forma passiva. Por isso, estruturar a área de encomendas no ambiente online é uma das tarefas mais importantes para fazer a rentabilidade crescer.
Com a escassez de mão de obra, fica cada vez mais difícil manter um funcionário treinado para oferecer produtos e finalizar pedidos de forma ágil. Disponibilizar uma orientação básica facilita todo o processo de adaptação de um novo contratado, minimizando as horas necessárias para treinamento e oportunizando alcançar vendas mais rápidas.
Benefícios de um cardápio digital de encomendas
- O cliente compra 24h, e você pode gerar tráfego de atração
Permitir que o cliente faça uma encomenda mesmo quando a loja física está fechada é um diferencial competitivo. Além disso, é possível criar campanhas de marketing para atrair novas vendas usando redes sociais, ferramentas do Google, YouTube e também mídias offline. - Atualização instantânea de itens e valores
A variação de preços e o ajuste do mix se tornam muito mais rápidos, evitando erros que podem gerar prejuízos financeiros. Basta um clique para atualizar o cardápio. - Redução de erros nos pedidos
Tudo fica mais claro em um cardápio no qual os valores já estão definidos (sem surpresas com preço por quilo), a data de entrega já está estabelecida, as características de cada item estão descritas e os dados do cliente estão consolidados. Sua equipe se preocupa apenas com a produção, uma vez que o atendimento já está basicamente concluído. - Mais interatividade e engajamento
A digitalização permite incluir descrições detalhadas dos itens, fotos e até vídeos. Além disso, é possível sugerir automaticamente itens relacionados. O cliente adicionou um bolo de aniversário ao carrinho? Sugira automaticamente um cento de salgadinhos ou um combo com docinhos de festa. - Melhora na análise de dados
De forma simples e ágil, é possível extrair relatórios e analisar o comportamento dos consumidores, avaliando os itens mais vendidos, ticket médio, frequência de compras, entre outros.
Como criar um cardápio digital que é uma ferramenta de vendas
A principal estratégia de um cardápio de vendas realmente lucrativo começa pela escolha dos itens. A essência de uma padaria está nos produtos de fabricação própria — eles são os verdadeiros diferenciais. Por isso, é importante compreender o comportamento atual do consumidor, que tem priorizado conveniência.
No Brasil, um em cada dez adultos está substituindo alguma de suas refeições diárias por snacks, segundo a Euromonitor International, em entrevista ao portal Food Innovation. Snacks são lanches como barrinhas, salgadinhos, mix de castanhas, pipocas, batatas etc. Apesar de muitos desses itens serem industrializados, com inteligência é possível adaptar essa tendência para um mix de panificados.
Ajuste o cardápio para incluir itens financeiramente viáveis, pois os consumidores estão em busca de alternativas que caibam no bolso, já que as compras de supermercado estão cada vez mais caras. Os snacks também oferecem conforto e reduzem o estresse, proporcionando prazer como forma de auto-recompensa. A padaria pode agregar valor oferecendo mix de frutas secas, saladas de frutas em embalagens to go, informando a quantidade de proteínas nos itens de produção própria, abastecendo a lanchonete com um bom cardápio e promovendo de forma mais atrativa os produtos de chapa, entre outros.
Outro ponto que merece forte atenção é o formato do cardápio online de encomendas. Diga adeus ao PDF com imagens de produtos e entre na era da tecnologia a nosso favor. Existem diversas ferramentas disponíveis para criar um cardápio virtual — muitas gratuitas e outras com investimento bastante acessível. Vale destacar que aqui não estamos falando de plataformas terceirizadas de delivery, como o iFood, mas sim de criar um perfil exclusivo da sua loja, em plataformas que não exigem que o cliente baixe aplicativos ou ocupe a memória do celular.
Listei outros pontos essenciais para criar um cardápio digital de encomendas que realmente vende — e esse material está disponível gratuitamente para você. É um e-book inédito, com dicas práticas para aplicar hoje mesmo. Baixe agora escaneando clicando na imagem abaixo.
Aumente suas vendas digitais com soluções realmente eficazes
Nós, da Ideal Consultoria, somos especialistas em implantar soluções de vendas digitais, ampliando a atuação do seu negócio. Com know-how de aplicação em mais de 500 empresas em todo o Brasil, nossos projetos oferecem acesso a ferramentas digitais para implantação e expansão do delivery, vendas em datas sazonais, cardápio digital, delivery afetivo e de vizinhança, gestão de mix de produtos para vendas online, calendário editorial de conteúdos para redes sociais e muito mais.
Saiba mais sobre este projeto e entre em contato conosco clicando aqui.