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Publicado em 8 maio, 2025

ARRAIÁ NA PADARIA: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO, PRODUÇÃO E MARKETING PARA APLICAR NA LOJA

Junho está chegando e, com ele, a chance de transformar sua padaria em um verdadeiro arraiá de vendas. As festas juninas aumentam o ticket médio, lotam a loja e colocam sabor (e lucro) no seu negócio. Os tradicionais arraiás são um marco nos próximos meses, com as comidas típicas, roupas coloridas, decoração extravagante e produtos sazonais que fazem sucesso com os clientes. Mas, para isso acontecer, você precisa se preparar agora. A Ideal Consultoria te ajuda a transformar essa temporada em resultados reais. Vamos juntos, em ritmo de sanfona:

 

O que é essencial para organizar um festival junino

O planejamento de marketing é a ferramenta adequada para estruturar todas as ações necessárias para uma campanha promocional eficaz, incluindo a definição de metas, período de vigência, produtos a serem explorados e, claro, a organização com a equipe de produção e de vendas.

Comece pela definição de produtos, com reuniões de equipe de compra e de produção. É esperado que itens como milho, coco e amendoim tenham um aumento de preço nessa época do ano — por isso, é importante um bom procedimento de compras para manter o CMV dentro do esperado. Inove com variações de produtos típicos, como os doces de palha italiana, que nessa época podem ganhar diversos sabores. Os caldos podem, inclusive, seguir um calendário de disponibilidade na loja: segunda-feira para canjiquinha, terça-feira para caldo de mandioca, quarta-feira para caldo de feijão etc. A partir de quinta ou sexta, é essencial ampliar esse mix, pois há uma tendência de aumento nas vendas desses produtos ao final da semana.

Em termos de ornamentação, a comunicação visual deve ser pensada com um padrão que una a loja física e os materiais digitais, de uso online. Cartazes, faixas, displays e divulgação em redes sociais e WhatsApp são referências importantes, além de investir em ornamentação com balões, fitas e elementos temáticos. Outro ponto a ser considerado é a caracterização da equipe, estimulando o time a entrar no clima com aventais temáticos, chapéus de palha ou camisetas personalizadas.

A interação com o público pode ser reforçada por ações como degustações, som ambiente e brincadeiras típicas desse período. Sugiro que inclua também no planejamento do festival:

  • Criação de combos temáticos como “Kit Arraiá em Casa”, “Café Junino para Dois” e “Combo Festa do Milho”. Ofereça opções para quem quer levar a festa para casa, para o trabalho ou para presentear.

  • A apresentação dos produtos faz toda a diferença. Invista em acabamentos criativos, com laços, fitas coloridas, etiquetas divertidas e embalagens rústicas que reforcem o clima de roça.

  • Fotografe os produtos e crie vídeos curtos mostrando o preparo ou bastidores juninos. Não se esqueça de, ao enviar no WhatsApp ou postar nas redes sociais, incluir um link para as vendas.

As festas juninas são um festival longo, que pode começar no final de maio e se estender até o meio de agosto. Por isso, é importante sempre manter um bom abastecimento, prezando pela constância e qualidade. Isso será um fator diferencial, afinal, fazer bem feito todos os dias dá trabalho.

Lembre-se de que as festas típicas são, por essência, um momento de muita comida boa e sorrisos no rosto. Mas a alegria precisa ser refletida também em eficiência, e sua equipe deve ter um plano de ação detalhado com as ações, responsabilidades, prazos e metas a serem alcançadas. Monitore e corrija constantemente.

 

Um olhar sobre as vendas de delivery

Recentemente, a Galunion divulgou uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor ao realizar pedidos de comida em casa: 81% ainda fazem pedidos de delivery ou retirada, mas esse número caiu 11 pontos percentuais em comparação com abril do ano passado. Essa retração vem, especialmente, da classe C (famílias que ganham entre R$5,2 mil e R$13 mil mensais), que representa quase metade dos entrevistados. O principal motivo para diminuir os pedidos de delivery é o aspecto financeiro, e o aperto no bolso transformou o delivery de “quase todo dia” em “quando dá”.

Por isso, precisamos ser cada vez mais estratégicos ao ofertar o delivery. No ambiente digital, o foco deve ser encantar e facilitar. Para isso, crie um cardápio digital com link para pedidos via WhatsApp, ative mensagens automáticas e use as redes sociais com linguagem divertida e envolvente. “Esse trem tá bão demais!” ou “Já garantiu seu bolo de milho, sô?” são exemplos de como o tom pode aproximar seu negócio do público. Use vídeos curtos, contagens regressivas e posts com bastidores da produção para gerar engajamento.

É primordial que você tenha uma loja virtual funcionando 24h por dia, organizando de forma sistêmica as encomendas. Chega de arquivos de cardápio em PDF sem interatividade. Seu negócio merece — e precisa — de uma ferramenta moderna, inteligente e feita para vender de verdade. O cliente visualiza, compra e paga, tudo a um clique e a qualquer hora. Essa estratégia certamente te auxiliará no aspecto de não precisar contratar mais mão de obra e ainda dará mais agilidade ao processo de atendimento.

Além do consumidor final, pense no público corporativo. Muitas empresas buscam formas de presentear colaboradores ou criar momentos temáticos no ambiente de trabalho. Ofereça soluções prontas, como cestas juninas e kits personalizados para empresas. Isso amplia sua atuação B2B e pode render parcerias valiosas.

Amplie as vendas de festa junina com estratégias que trazem resultados

Nós, da Ideal Consultoria, somos especialistas em implantar soluções adequadas para os eventos sazonais, como as festas juninas. Especialmente para esse momento, formatamos dois projetos:

  • O primeiro é o desenvolvimento de um festival de produtos, uma consultoria que oferece os caminhos para quebrar a rotina, com orientações claras sobre a divulgação antecipada, o treinamento da equipe de vendas, garantindo que conheçam os detalhes dos produtos, o espaço para exposição, os horários, os valores promocionais e muito mais.

  • O segundo projeto é o de ampliação da sua atuação digital, oportunizando que sua empresa crie um mecanismo de vendas online, com implantação de ferramentas de resposta automática do WhatsApp Business e links de vendas. Nesse projeto, construímos uma loja virtual com vendas 24h por dia, ideal para que o cliente encomende e pague tudo com um clique.

Com planejamento, criatividade e boas estratégias, seu arraiá na padaria pode se transformar em uma das melhores ações comerciais do ano. Agora é a hora de acender a fogueira das ideias e deixar seu negócio brilhar!

Boas vendas!