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Publicado em 11 maio, 2020

Qual o futuro do food service e do autosserviço pós pandemia?

Com o cenário da pandemia muitos restaurantes, lojas, confeitarias e delicatessens encontram-se fechados operando por drive thru, delivery, take away ou to go. Todas as modalidades visam continuar oferecendo ao cliente alimentos frescos e seguros, além de manter o caixa das empresas.

Mas na reabertura, quando o distanciamento social for flexibilizado, o comportamento dos clientes será outro. Especificamente nos sistemas de autosserviço e self service, os consumidores podem evitar ir aos restaurantes e áreas de lanchonetes – por acreditarem que aglomerações de pessoas em ambientes fechados, falando enquanto se servem de alimentos expostos, compartilhando dos mesmos utensílios, sentando-se em mesas comuns e próximas umas das outras e seguindo falando enquanto comem – representam grande risco de contágio da COVID-19.

Por esses motivos, estratégias precisam ser realizadas para que dessa forma possa ser viabilizado o funcionamento desses estabelecimentos, oferecendo segurança aos clientes. Tendo em vista isso, Josenai Penha, consultora de alimentos (@consultoraquali)  reuniu informações  para que dúvidas fossem sanadas sobre o futuro das modalidades de autosserviço:

Invista em implementação efetiva das Boas Práticas de Fabricação e comunique isso aos seus clientes; Controle o fluxo de entrada evitando aglomerações. Uma opção para os restaurantes institucionais é fracionar a ida do pessoal ao restaurante;

Dar visibilidade aos procedimentos de segurança adotados pelo estabelecimento, assim como as recomendações aos clientes. Utilizar cartazes e informações verbais: “Entre, lave as mãos, pegue seu prato, sirva-se mantendo-se sempre em silêncio, pela saúde de todos”;

Cardápios, quando existentes, devem ser produzidos em materiais descartáveis;

Disponibilizar lavatórios fixos (2 ou 3 por linha de serviço). Como alternativa, oferecer dispensadores de álcool em gel 70%. Totens com dispensadores de álcool em gel acionados por pedal podem ser uma ótima alternativa;

Invista em alimentos congelados, embalados prontos para retirada rápida do seu cliente;

Crie um relacionamento com o seu cliente através da dos canais offline e online;

Invista em um Cardápio Snackfication e o Comfort Food;

Por fim, para quem ainda não possui, mas deseja investir nessa modalidade de serviço, o momento é de aguardar. Comunicar seriedade e responsabilidade nesse momento é fundamental.

 

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