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Publicado em 16 julho, 2020

Programação de datas sazonais – agosto a dezembro

Quando pensamos em datas sazonais, a palavra de ordem é programação! E para se organizar é fundamental que você saiba exatamente quais são essas datas e quais ações podem ser desempenhadas em cada período.

Além de atrair o cliente e despertar nele o desejo do consumo, as datas sazonais, em especial nas padarias e no food service, impactam também na imagem da sua empresa. Quando você planeja, executa e divulga ações que estejam exatamente no momento do mercado passa a imagem de que sua empresa é inovadora e está a frente da concorrência.

Outro ponto importante é que você pode fazer festival presenciais e on-line. Seguindo o passo a passo para os festivais on-line e bom cronograma de ações de marketing fica mais fácil aproveitar as oportunidades. Conheça quais são as datas sazonais que você pode aplicar no seu negócio:

Em agosto você precisa estar de olho

Dia dos Pais, que em 2020 será no dia 9, é uma data de grande movimento. Mas não espere o segundo domingo do mês de agosto para agir. Quinze dias antes da data você pode começar uma promoção em que nas compras acima de R$50,00 o cliente ganha um chaveiro personalizado, copo personalizado ou avental com uma frase especial.

Além disso, é importante definir a variedade de sobremesas, tortas e bolos com o responsável pela produção; fazer programação de degustação para delivery afetivo, convidando o cliente a conhecer os produtos que você preparou para o almoço festivo do domingo; fazer reunião com equipe de vendas; além de preparar post para as mídias sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, APP) e cartazes de sinalização na loja.

Já no dia Dia nacional do pão de ló, celebrado no dia 23 de agosto, você pode dar destaque para os naked cakes (ou bolo pelado), deixando o pão de ló a mostra. Faça também plaquinhas com a história do produto e degustação com chantilly.

No finalzinho do mês, no dia 31 de agosto, é o momento de comemorar o Dia do nutricionista. Prepare um festival de produtos saudáveis, com pães de alto valor nutricional (linhaça, soja, aveia e multigrãos). Peça também que o nutricionista faça plaquinhas para cada item com a informação nutricional e sua funcionalidade. Você pode ainda apresentar o nutricionista da padaria para os clientes, tanto com cartazes na loja quanto em postagens nas redes sociais.

Datas para aproveitar em setembro

A Semana do Brasil, que neste ano vai de 4 a 11 de setembro, comemora as maravilhas de ser brasileiro. Você pode criar um festival Brasil Sabor, promovendo uma semana com produtos nacionais típicos e também do estado em que sua padaria está localizada, sendo cada dia com um produto diferente e com preço especial, objetivando volume de venda.

Em 15 de setembro podemos celebrar o Dia do cliente, data que tradicionalmente tem aquecido o comércio. Crie ações como brinde nos balões (compre acima de R$ 40,00, estoure um balão e seja surpreendido). Você pode fazer, por exemplo, cem balões premiados, com vale compras de R$40,00; 1 pacote de brioche; 10 esfirras árabes; 1 pizza tradicional; 6 pães francês; 1 bolo de mandioca; 1 sanduíche especial; 1 macarrão; 1 tapioca e por aí vai.

Dia 17 de setembro é o Dia nacional da massa. Faça ações de promoção de macarrão, monte uma mesa com todos os tipos de massas com apresentação e degustação para os clientes.

No dia 25 de setembro é o Dia do Morango e você deve preparar uma promoção e um festival de tortas, doces, salgados e sobremesas, tudo com base de morango. Você pode usar das fatias, mousse, pavê, bolo no pote e tudo que a criatividade permitir. Uma dica legal é introduzir a experiência de consumo, oferecendo para os clientes cadastrados desconto de 15% nos produtos do festival

Um dia depois, em 26 de setembro, é o Dia Nacional da Panqueca. Você pode começar a se preparar uma semana antes e organizar um cardápio com panqueca fit, panqueca doce, panqueca salgada e panqueca americana, com diferentes coberturas e recheios. Há ainda a possibilidade de preparar panquecas congeladas e vender na promoção.

Em outubro há quatro grandes períodos de vendas

Logo no começo do mês é preciso pensar no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. De forma antecipada é preciso definir o cardápio de produtos com responsável pela produção; orçar a decoração loja, carrinho de algodão doce ou carrinho de pipoca; negociar bonificação com fornecedores; providenciar camisetas para o dia das crianças ou os atendentes se vestirem de personagens; fazer reunião com a equipe de vendas; preparar posts para as mídias sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, APP) e cartazes de sinalização na loja.

Já no dia, você pode decorar a loja com balões coloridos, vender grandes pirulitos, ter atendentes fantasiados de crianças e personagens ou ainda providenciar camisetas temáticas para a semana da criança. Interagindo com a comunidade, promova uma oficina para que as crianças decorem minitortas e cupcakes, em uma modelo de mini chefs confeiteiros. Nessa ação você pode cobrar taxa de inscrição e criar um certificado simbólico para os participantes. No mix de produtos, invista nas versões mini de sonhos, cachorro-quente, lanchinhos, salgadinhos fritos, esfirra, pizza, danut´s, muffins, cupcake, brigadeiro de copinho e palha italiana.

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do professor. Você pode preparar e ofertas caixas de bombons no caixa, bandeja docinhos e bombons da casa com embalagem especial presente.

Já no dia 16 de outubro comemoramos o Dia Mundial do Pão, potencialmente um período de grandes vendas. Além das ações internas com a equipe, que já indicamos antes, você pode negociar com o fornecedor de farinha o preço para que seja possível reduzir o preço do pão francês em 50%. No dia 16 de outubro é também celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Aproveite para fazer uma ação social para uma instituição a sua escolha.

No fim do mês, em 30 de outubro, é o Dia do atendente. É uma excelente ocasião para homenagear e valorizar a equipe. Faça uma mensagem no mural com fotos com toda equipe de atendimento, além de posts para as redes sociais.

Mas ainda não acabou o mês! Em 31 de outubro temos o Dia das Bruxas. A data popular nos Estados Unidos tem ganhado força aqui no Brasil. Programe uma variação de produtos personalizados, como torta doce com decoração da bruxa, uso de cores fortes, cupcake decorada com teia de aranha, docinho em formato de abóbora, fantasma e chapéu de bruxa.
Decore a loja com coisas de bruxa, fantasma, caveira, múmia e abóbora. Nesse dia é comemorado também o Dia do Saci, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro. Você pode também fazer produtos que remetam a esse personagem e agradar ao público.

Em novembro as datas continuam

O penúltimo mês do ano reserva datas muito especiais.  Em 5 de novembro é celebrado o Dia do Donut, ocasião perfeita para montar uma mesa com os mais variados sabores de donuts, com foco maior nas decorações infantis. Não se esqueça de separar embalagens para que os clientes possam levar a gostosura para casa ou para presentear alguém.

Em 26 de novembro é o Dia do Bolo. Defina dois tipos de bolo para promoção leve dois pelo preço de um ou leve dois e ganhe 30% de desconto, por exemplo. Invista em diferentes recheios e coberturas, vendendo bolos inteiros e fatias. Não se esqueça de promover degustação.

Em 30 de novembro é a Black Friday, mas você pode criar as versões da semana (Black Week) e até do mês (Black Month). Defina produtos da loja para promoção, kits de encomendas, qual o percentual de desconto para setores da padaria e invista na divulgação.

Também em 30 de novembro há uma data simpática e que, em geral, vende-se as famosas lembrancinhas. O Dia da secretaria carece de produtos com embalagens ou uma decoração para presente, tipo um laço especial ou uma tag relacionada à data.

Em dezembro tem além do Natal

O dia 9 de dezembro é o Dia do Doce, data lúdica que pode render uma decoração que incentive o consumo. Invista em uma diversidade de docinhos e bombons na vitrine, divulgando nas redes sociais e com cartazes na loja com a temática de “semana mais doce do ano”.

E não podemos esquecer do Natal, em 25 de dezembro. É uma das datas mais populares e mais rentáveis do varejo. Antecipadamente, defina a variedade de produtos e o calendário de produção, faça a programação de produto para delivery afetivo (degustação); planeje a camisa ou avental de natal para equipe vendas; prepare posts para as mídias sociais e aplicativos; além de uma decoração temática com banner na entrada da loja. Não se esqueça de fazer promoções de cestas natalinas e de ceias completas. No mix de produtos invista nos sazonais, como panetone (doces, salgados, trufados), goiatone, sorvetone, caketone e rabanada. Já na área de revenda, não se esqueça dos vinhos, castanhas, champanhes, espumantes e sidras, frutas secas, cristalizadas, cestas de natal, frios e queijos.

Oportunidade é o que não falta para vender mais e agradar o cliente! Seja criativo, envolva a equipe, se organize e faça sucesso.