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Publicado em 2 março, 2020

Porque o setor de panificação cresceu menos do que a concorrência

Há quem diga que estamos vivendo tempos difíceis, mas eu prefiro pensar que são tempos de grande aprendizado. Quando comparamos a performance do setor de panificação em 2019 com o desempenho de outros segmentos concorrentes, temos o seguinte cenário:

Mas afinal: por que o setor de panificação cresceu menos do que a concorrência? Podemos dividir 3 grandes fatores que impactaram diretamente nesse resultado. Conheça:

Rupturas

O setor de panificação está com grande dificuldade devido a baixa produtividade e principalmente a ausência de um gerenciamento de produção. O resultado é a geração de muitas rupturas, ou seja, não vende porque não tem. E quando o cliente entra na loja e não consegue o que deseja você já sabe: ele vai para a concorrência.

Adaptação em relação das novas modalidades de consumo do cliente

Novos tempos, novos hábitos. As novas formas de consumo e os novos players chegaram ao mercado há algum tempo e se consolidam cada vez mais. Um deles é o atacarejo (ou cash and carry) que tem atraído muito o público tanto no setor supermercadista quanto no da panificação. Isso tem obrigado o setor de panificação a entender melhor a questão de preço e da margem de contribuição. O cliente está mais seletivo, procurando mais promoções e os atacarejos têm feito a imagem de preço atrativo. É desse novo canal de consumo que se justifica muito do crescimento do setor supermercadista.

Utilização dos aplicativos

Se você ainda não usa, tenho duas notícias para dar: é necessário saber utilizar os APPs e é um caminho sem volta. Isso tem exigido uma adequação das empresas na dinâmica do omini channel, ou seja, estar presente e disponível em qualquer lugar e a qualquer momento. Essa dinâmica vale na participação de APPs, e-commerce próprio e em todos os demais canais, até mesmo no Whastapp para encomendas ou delivery.

 

E qual o caminho para “driblar” esses três grandes gargalos? Gerar maior experiencia de consumo dentro das lojas transformando seus produtos em presentes, focando em datas sazonais com marketing mais agressivo e ofertando aos clientes produtos de valor agregado diferenciado. Inovação e oferta de serviços são as palavras da vez. Mas lembre-se que a oferta de serviços – área que mais cresceu dentro do segmento padaria – deve ser aplicada com cuidado para que não impacte no aumento de custos e consequentemente na queda de lucro.

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