Passo a passo para criar uma estratégia de vendas on-line

Passo a passo para criar uma estratégia de vendas on-line

Vamos pensar de forma prática: como começar uma estratégia de vendas digitais? Vamos ter como exemplo um bolo, como o da foto.

Em termos de produção, vale destacar que você deve ter um excelente controle de estoque, custos produtivos, capacidade produtiva, equipe da confeitaria etc. Enfim, é fundamental que os processos estejam rodando de forma assertiva, como deve acontecer com suas vendas offline também.

Com essa etapa concluída, pense na embalagem, pois ela confere uma característica específica a sua venda on-line. Pense em oferecer mais que um produto, pois os aspectos de interação humana tão caraterísticos do mercado de alimentos precisam ser repassados de uma forma diferente no universo digital.

Depois vem o aspecto financeiro: já falamos sobre precificação e esse é um aspecto fundamental para o sucesso da campanha.

Passo 1: Fotos e design

Nas vendas on-line a imagem é tudo! Se não houver a possibilidade de contratar um profissional, compre uma cartolina branca, separe louças bonitas e faça as fotos com o celular mesmo. Para os leiautes, use do Canva para criar.

Passo 2: Redes sociais

As redes sociais são fundamentais na divulgação. Crie o calendário de publicações, conte histórias (origem do bolo, qual o confeiteiro, fotos da embalagem) e crie chamadas de ação, como “compre já” ou “encomende o seu”.

Passo 3: Vizinhança

A proximidade é um fator decisivo nas compras de alimentos. Visite condomínios próximos, crie promoções exclusivas para os vizinhos da padaria e invista no delivery de vizinhança sem taxa de entrega. O Whatsapp Business é seu grande aliado nessa ação.

Passo 4: Impulsione

Chamamos de impulsionamento todo o investimento que é feito em anúncios, em especial nas redes sociais. Faça filtros de perfil dos clientes, proximidade, idade, gênero e interesses.

Passo 5: Entrega e pós-vendas

O produto pode ser incrível, mas se a entrega deixa a desejar pode comprometer toda a experiência. E para melhor controle, promova o acompanhamento das avaliações e invista no pós-vendas.

 

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