Publicado em 24 fevereiro, 2023
PADARIAS E CONFEITARIAS BRASILEIRAS FATURARAM R$128,92 bi EM 2022
O mercado de panificação e confeitaria é um dos maiores do Brasil e os dados não mentem sobre isso. São 286.764 empresas em todo país, representando uma projeção de 47,5 milhões de pessoas visitando as lojas todos os dias, ou seja, 22,1% da população brasileira passam pelas padarias e confeitarias diariamente.
Esses são apenas alguns dados do estudo inédito e exclusivo liberado nesta semana pelo Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal), em conteúdo que apresenta também indicadores de performance de grande relevância para o mercado, tais como:
Para o diretor do Instituto, gestor de empresas e palestrante, Emerson Amaral, os dados vão muito além de cifras e percentuais: “Interpretar esses dados é um grande diferencial para os empreendedores, que conseguem compreender o impacto mensurável já sentido no cotidiano. As padarias e confeitarias sofreram grande baque econômico no período pandêmico e foi preciso um reajuste aos novos hábitos de consumo. Em 2022, o panorama é de maior atuação dos players, que se destacaram nos quesitos de conveniência, proximidade e custo-benefício. E, principalmente nos negócios de pequeno e médio porte, majoritariamente familiares, é necessário atenção para aumentar a produtividade dos funcionários e ter multiplicidade de venda significativa em outros canais, especialmente no digital”.
O ebook gratuito disponibilizado pelo Instituto conta com informações também sobre o ranking da presença das empresas por cidade; taxa de abertura e fechamento de negócios por porte; comparativo de preço de compra por modelo de negócio; tendências de mercado e principais desafios a serem enfrentados.
Um ponto de destaque é a atuação dos microempreendedores individuais (MEIs). Para o especialista, “o mercado de alimentos é uma porta de entrada para a criação de um negócio. Mesmo em casa, com o auxílio de um liquidificador, um forno e algumas assadeiras já é possível iniciar uma empresa de bolos, por exemplo. Não deve-se desconsiderar que manter uma empresa MEI ativa custa muito pouco se comparado a outros portes, portanto, em uma análise de performance comparativa de fechamento versus aberturas alcançamos o percentual médio de 0,54%, enquanto, em outros portes esse número sobe para 94,92%. Os dados indicam que se abre muito mais empresas MEI do que se fecham, portanto, podem estar no cadastro fiscal como ativas, mas não estão em operação. Em paralelo, empresas de outros portes, num histórico desde 2018, retratam um número maior de fechamentos do que de aberturas”, reforça Amaral.
E já para este ano, o Instituto interpreta que uma das maiores tendências é a expressão gastar com felicidade, cunhada pelo Euromonitor. “O consumidor quer exercer seu espírito de não estar restrito, desejando liberdade, desejando gastar com felicidade. Por isso, em 2023 há uma expectativa de boom na área de serviço, pois as pessoas querem viajar mais, ir mais a restaurantes, saírem mais de casa e aproveitar a vida. Diante dessas questões econômicas, o esforço para se vender está maior, impactado também pela concorrência e pela comodidade que o celular traz. Não se pode deixar de fora as vendas diretas das indústrias para o consumidor final e do o omnichannel, que ainda são pontos de evidência que impactam e continuarão a impactar no setor de panificação e confeitaria”, finaliza.