Imagem post PADARIA AINDA É UM BOM NEGÓCIO?

Publicado em 8 julho, 2024

PADARIA AINDA É UM BOM NEGÓCIO?

A jornada de empreender não é simples, mas hoje quero te mostrar que padaria é e continuará sendo sinônimo de sucesso.

 

É um privilégio ser dono de padaria. É uma verdadeira bênção ser canal de provisão para tantas famílias, que entram na loja diariamente em busca do alimento. Empregar tanta gente. Se relacionar com tantos clientes e fornecedores que, com o passar do tempo, se tornam amigos. Assim como é um alívio acompanhar o fechamento do caixa sabendo que aquele dia bateu recorde de vendas. Comprar uma máquina cara que vai facilitar a produção e saber que você pode pagar. Conseguir crédito para fazer a empresa crescer. Poder viajar com a família sem entrar em dívidas e ter um bom equilíbrio financeiro. Ser panificador vale a pena por tudo que a padaria pode oferecer e, principalmente, porque é um reflexo de quem você é como gestor. 

Começo te adiantando que não tenho expectativa de manter um negócio sem fins lucrativos, pois para isso já temos os programas sociais que são muito relevantes. Mesmo tendo sido criado debaixo do balcão, brincando no chão da produção e aprendendo desde muito novo como fazer um negócio dar certo, foi preciso uma dose extra de preparo para entender que construir um bom negócio vai muito além de apenas querer. É preciso se preparar, constante e incessantemente. Porque para ser dono de uma boa padaria era preciso, antes de mais nada, ser uma boa pessoa e um bom gerente. 

E talvez seja justamente essa competência seja o ponto de maior sensibilidade para os quase 275 mil negócios de panificação do Brasil que, juntos, movimentaram R$ 138,54 bi no ano passado, empregando direta e indiretamente mais de 2,5 milhões de pessoas. Muitas vezes o desejo de ter uma padaria nasce primeiro na necessidade que, aliada à aptidão, forma os primeiros passos de um negócio. Muitos começaram com pouco, sujando a roupa na produção, atendendo no caixa, com a família fazendo grande esforço para fazer a empresa dar certo. Mas é preciso se aprimorar para que o negócio perdure e seus valores sejam passados adiante. 

O tempo passa e chega um momento na vida em que você entende que padaria é um negócio de sucesso e de $uce$$o. Aos que os olhos só brilham com o cifrão, talvez o setor panaderil te traga grandes desafios, assim como qualquer outra missão que não seja a de herdeiro. Padaria é um bom negócio quando você entende seu objetivo, seu foco e está determinado a não desistir. Padaria vale a pena porque nem tudo são flores, mas é tudo pão.

Uma boa padaria precisa, antes de tudo, ser um bom negócio para você. Um negócio que te motive, que te faça sentir orgulho. Pergunte-se com a devida dedicação se você trabalharia na sua empresa, pelo salário que você paga, nas condições que você estipula. Esse é um termômetro para saber se está no caminho certo como gestor. Meu conselho é que não desvie sua atenção: persiga o sucesso, dessa vez sem cifrões que, por consequência do trabalho duro, trará a conta bancária que você merece e precisa. Sucesso!