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Publicado em 14 março, 2024

INDICADORES DE PERFORMANCE DA PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA EM 2023

Entender como o mercado se comportou no ano passado é essencial para compreender desafios enfrentados no cotidiano dentro de nossas empresas, avaliando se as performances obtidas estão em sinergia com o segmento. Neste ano, o processo de baixar o material de suporte ficou ainda mais completo, mais eficaz e mais direcionado. São 4 modalidades de download para que você escolha a que melhor se ajusta ao seu perfil.  A seguir explicaremos melhor.

Em 2023 vivemos a vida como ela é. Voltamos ao mundo do “novo normal”, que agora já é o normal. Ao contrário do comparativo de performance entre 2022 e 2021, neste ano – em que comparamos os movimentos de 2023 frente a 2022 – há um contraponto do novo normal com o novo normal e, por isso, percentuais tão grandes não são mais a realidade. Inclusive, a nossa realidade também mudou e os dados do mercado estão cada vez mais completos e intensos. Para facilitar, deixo um material de suporte para você possa baixar e o encarte Performance da Panificação e Confeitaria 2023 e estudar comigo os indicadores básicos de performance. 

Vamos começar falando sobre o faturamento do setor de panificação e confeitaria, que teve um incremento de +7,46%, representando R$ 138,54 bi, que na performance comparativa representa R$ 9,62 bi a mais do que em 2022. Já no que tange ao fluxo de clientes, é de senso comum que houve queda e o comércio eletrônico não foi capaz de suprir para que tivéssemos melhores performances de faturamento. 

O ticket médio não é mais o mesmo e em 2023 ficou na casa de +6,80%, expressando que o mercado está fragilizado tanto no on quanto no offline. Soma-se a esse cenário ainda que vender online exige cada vez mais competência para se destacar frente a tantos players e vender com tamanha concorrência. 

Cabe a ressalva de que o  fluxo de clientes, ainda que com pequeno acréscimo, teve um aumento, fechando o ano em +1,19%. Um dos fatores que mais representa esse indicador diz respeito justamente ao número de concorrências – apenas o Mercado Livre registrou receita líquida recorde de US$ 14,5 bilhões em 2023, com salto de 37,4% em relação ao ano anterior. O número de compradores ativos únicos chegou a quase 85 milhões em 2023, com o maior ritmo de crescimento desde 2020. 

Os sucessos desses players interferem também no ticket médio, que não manteve o mesmo crescimento no segmento de panificação e confeitaria: em 2022 alcançamos o marco histórico de +14,71% que, quando comparado com o percentual de +6,80% alcançado nessa última análise, representa o permanente e cada vez mais atual desafio de fazer o cliente comprar mais. 

Compartilho alguns dados inéditos coletados pelo Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL), mas reforço que para acessar o material completo é preciso baixar o ebook Performance da Panificação e Confeitaria 2023.

Outros indicadores relevantes:

  • 2,56 milhões de trabalhadores fazem parte do setor de panificação, sendo 926 mil empregos diretos e 1,67 milhão de empregos indiretos.
  • O pão francês é responsável, em média, por 9,0% do faturamento de uma padaria.
  • No Brasil, há um consumo de 2,35 milhões de toneladas por ano de pão francês.
  • Estima-se que 22,1% da população brasileira passa pelas padarias e confeitarias diariamente, o que representa 47,5 milhões de pessoas visitando as padarias brasileiras todos os dias.

 

Fatores do mundo e do Brasil que impactam na performance 

Nesse oceano de possibilidades, não nadamos sozinhos. No cenário macroeconômico global, vale a pena ficar de olho na crise imobiliária chinesa, que afeta também o sistema bancário e projeta-se que haja retração de 4% até 2026 no PIB do país asiático. Se consolidada, essa projeção poderá impactar no desemprego de 5 milhões de pessoas. No que isso impacta o Brasil? Em muito, afinal, somos um dos maiores exportadores de ferro para a China – só em 2022, 63% de todo volume de exportação da commodity foi para lá. Uma queda brusca nesse índice representará fragilidade econômica por aqui e ainda maior retração do mercado de consumo de bens não duráveis, como é a alimentação. 

As projeções de alta inflação nos Estados Unidos e das taxas de juros também podem impactar no mercado nacional. Contudo, é fato que o Brasil está mais habituado aos indicadores projetados e os números econômicos domésticos nos colocam em menor vulnerabilidade  às oscilações dos juros internacionais. Já os conflitos ao redor do mundo reacendem um alerta sobre o aumento dos preços de matérias-primas. Projeta-se que em 2024 haja crescimento real do PIB em 2,2% e inflação em 7,5% no âmbito global.  

No sentido climático há de se observar que a redução das restrições à produção e exportação de matérias-primas devido às alterações climáticas e o protecionismo gerado pelos conflitos entre nações aumentam o risco de que haja reajuste nos preços das matérias-primas. Há 25% de probabilidade de um cenário de aumento de preço das commodities. 

O Brasil é um grande mercado consumidor, é fato. Chame de celeiro do mundo no que tange à produção, mas considere também as cifras significativas no sentido de consumo das commodities – mas os conflitos sensibilizam para a procura por outros fornecedores. 

 

O que impulsiona a recuperação do faturamento das empresas

O consumidor está inseguro. E, por isso, pluraliza suas formas de compra. Cada vez mais vemos o cliente ser impactado online e finalizar a compra no offline. Quem já entendeu as regras do jogo aplica o figital (físico + digital), integrando os ambientes com facilidade para, inclusive, minimizar a dificuldade de mão de obra.

Pesquisas mostram que 47% do crescimento do setor varejista é impulsionado pelas vendas online até 2027, projeção que nos alerta sobre a necessidade de nos destacarmos nesse canal. Reafirma-se que a alternativa de recomposição do faturamento devido a queda de fluxo de clientes em nossas lojas só será possível através da criação de novos canais de venda e entre eles as vendas online – quem optar por não participar deste mercado irá dar espaço para outros players. E o mercado não leva desaforo: 90% dos profissionais do varejo enxergam o aumento da receita no canal online como prioridade estratégica para os próximos cinco anos. 

O próprio consumidor está muito alerta para os canais pluralizados. 58% dos consumidores digitais dizem que estariam perdidos sem a internet; 47% preferem gastar dinheiro em experiências (12% a mais do que em 2016); e 33% dos consumidores digitais preferem visitar shoppings, queda de 11% em relação a 2026. 

O online dificilmente irá retornar às taxas astronômicas do que vivemos no período pandêmico. Inclusive, especialistas indicam que é improvável que percentuais na casa dos trinta pontos voltem a ser vistos nos próximos anos, pois a economia fraca amorteceu a trajetória e o canal digital não está mais imune às forças econômicas. Como muito bem dito pela Euromonitor, vender online nunca foi tão difícil, pois há mais canais, novos concorrentes e maiores expectativas dos consumidores. 

Outra observação diz respeito às inteligências artificiais que precisam ser mais empregadas na realidade de cada negócio. Da criação de um cardápio de acordo com o perfil do cliente até gerar uma imagem projetada de como ficará a mesa com os produtos escolhidos. Tudo que agregue à experiência de compra foi e continuará sendo de grande impacto na conversão de vendas. 

Não se intimide com os desafios, pois o mercado de alimentação fora do lar continua em crescimento constante pelo terceiro trimestre seguido. Inclusive, o consumo fora do lar continua em tendência de alta com todas as categorias crescendo em valor – e os lanches são o destaque, ou seja, excelente notícia para o segmento de panificação e confeitaria. No ebook Performance da Panificação e Confeitaria 2023 elencamos, inclusive, as tendências e comportamentos esperados para o segmento. Faça o download clicando aqui e confira. 

O consumo compartilhado é um dos grandes impulsionadores do consumo fora do lar. Sendo chamado de consumo “na casa dos outros”, esse item é uma importante reflexão sobre como podemos atuar em 2024. Com ticket médio mais elevado, as compras nesse perfil chamaram a atenção no ano passado, pois aumentam também a frequência. 

Vale ainda destacar que as maiores fragilidades do mercado são os antigos fantasmas. Mantém-se a carência de mão de obra; baixa produtividade; falta de capital para investimento no negócio; dificuldade de acesso à crédito; elevado índice de concorrência e dificuldade de atualização tecnológica para as vendas online e processos.

 

Próximos passos para manter-se competitivo

Essa é a pergunta milionária que buscamos respostas. Nesse conteúdo separei informações valiosas e que seguramente são relevantes para que possa comparar a performance da sua empresa com os dados do mercado. 

Mas, para quem quer ir além, o caminho é obter um ebook completo com o raio X do setor. No ebook Performance da Panificação e Confeitaria 2023 você terá acesso aos indicadores de produtividade; aos relativos a venda do pão francês em volume e preço por região; ao mapeamento de número de empresas por cidade e por capital; aos dados de faturamento por porte e por região; preço médio da farinha de trigo por região; estratificações de ticket médio e fluxo de clientes por região do Brasil e muito mais. 

Use o código promocional INDICA10OFF e ganhe 10% de desconto (válido até 30/06/2024) na compra do ebook Performance da Panificação e Confeitaria 2023. E claro, análises como essa você encontra no nosso perfil no Instagram @consultideal. Nos acompanhe por lá e me envie uma mensagem sobre sua percepção e resultados do ano que passou.

Para quem deseja ir além, vale a pena conferir os combos de soluções Ideal customizados para te oferecer uma trilha de ações eficazes que vão contribuir para que em 2024 você alcance melhores performances:

Foi um prazer dividir essas informações contigo e espero que sejam úteis para seu negócio. Um abraço e até a próxima!