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Publicado em 20 abril, 2020

Como vender pelo Whatsapp Business?

É difícil pensar quem não usa o Whatsapp hoje em dia. Esse aplicativo – que revolucionou nossa forma de comunicação – é um poderoso aliado também nas vendas. Podemos dizer que o Whatsapp é para conversas pessoais, entre amigos e família, mas o Whatsapp Business é o aplicativo para negócios, pois possui funcionalidades que ajudam na hora de vender e metrificar. Mas como fazer isso? Separei algumas informações para você:

  • O primeiro passo é fazer o download do Whatsapp Business. Importante falar que ainda não há um processo formal para migrar o Whatsapp para a função Business garantindo que todas as conversas sejam salvas. Na dúvida, faça backup de tudo! Também não é possível ter, em um mesmo aparelho celular, o Whatsapp pessoal e o Business. Cada aplicativo deve ter um número e um aparelho associado. Esses seriam os dois pontos que considero de atenção, mas os benefícios da versão Business parecem compensar.

  • Para vender é essencial ter uma base de contatos. Uma dúvida comum é como não ser invasivo nesse processo. A dica é criar um vínculo prévio, um relacionamento em que o cliente consentiu em te passar o Whatsapp e em conversar contigo. Lembre-se de manter um tom similar ao que você usa no atendimento da loja, pois o cliente que já conhece seu negócio certamente fará essa comparação.

 

  • Crie um perfil que comunique tudo o que o cliente precisa saber sobre seu negócio: endereço físico (se houver), horário de atendimento, tempo médio para atendimento (você deve responder em no máximo 24h) e uma foto profissional, que pode ser a logomarca da sua padaria ou de um foto de um produto. A indicação é não usar fotos pessoais, pois passa a impressão de amadorismo e gera insegurança no momento da compra.

 

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  • Crie respostas automáticas: essa é uma função exclusiva do Whatsapp Business e muito importante para que você sempre dê retorno para o cliente, ainda que não esteja em seu horário de atendimento. Explicando melhor: se o cliente envia uma mensagem às 22:30 o próprio sistema do Whatsapp responde com uma mensagem personalizável dizendo “Muito obrigada pelo seu contato. Nosso horário de atendimento é das 07:00 às 20:00 e retornaremos sua mensagem assim que possível”. Importante dizer que essas mensagens não excluem a necessidade de um contato entre atendimento e clientes.

 

  • Utilize etiquetas para marcas as conversas: é possível na versão Business etiquetar conversas e fazer filtros. Você pode marcar, por exemplo, pedidos em andamento, pedidos entregues e pedidos em atendimento. Isso agiliza o processo de gestão e ainda garante que nenhuma conversa fique sem o devido retorno.

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  • Participe de grupos e faça a sondagem de mercado: muitas das necessidades dos clientes são orgânicas, nascem naturalmente. Por isso, grupos de Whatsapp e as próprias pesquisas no Google são máquinas de intenção. É importante estar sempre de olho pois o conceito de festa na caixa, por exemplo, surgiu e ganhou força nesses ambientes virtuais.

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  • E uma novidade incrível é que muito em breve o Whatsapp Business promete integrações de pagamento! Isso mesmo: será possível efetuar pagamentos dentro do próprio aplicativo – o que vai mudar também nossa forma de enxergar a ferramenta como um real gerador de receita. Essa função já está em testes pela equipe do Whatsapp.

Recentemente participei de uma conferência virtual com a Program Manager do Facebook na América Latina, Thaís Felix, e foi dessa conversa que separei as dicas acima (o Whatsapp é do Facebook). Mas a internet é um amplo canal para você pesquisar mais e entender como o Whatsapp Business funciona.

Alguma vídeos que ensinam a prática:

  • Como colocar cardápio

  • Como cadastrar os dados da empresa

  • Como utilizar o link curto direto

Espero que essas informações sejam úteis para você também e que possa aplica-las no seu negócio. E se você ficou com alguma dúvida, é só comentar aqui nesse post!