Como gerir pessoas e trabalhar a formação de líderes

Como gerir pessoas e trabalhar a formação de líderes

A gestão de pessoas é um dos grandes desafios das empresas. É comum escutar dos empresários as dificuldades na contratação de profissionais comprometidos, trabalhar na formação de lideranças e claro, de lidar com o negócio de forma integrada.  Mas quem investe nisso, vê resultados: empresas avançadas estão constantemente trabalhando na formação de lideranças e, como resultado, em 2021 faturaram 19,5% a mais do que no ano anterior (enquanto a média nacional foi de 15,9%). Além disso, essas empresa têm melhor performance em fluxo de clientes (6,41%) e ticket médio (13,9%).

A frase “cuide bem do seu pessoal e eles vão cuidar bem do cliente” tem um profundo ponto de verdade. Lideranças fracas geram empresas fracas. Lideranças fortalecidas geram empresas vendedoras.

Ser um bom líder vai além de conhecer a empresa, seus produtos e serviços, de haver nascido com ela e ser da confiança. O líder Ideal está apoiado em quatro pilares:

  1. Ser humano: sabe da necessidade de aprender a lidar com as pessoas.
  2. Estratégia: conhece os caminhos e tem metas definidas e realistas.
  3. Gerenciamento operacional: entende como as rotinas e processos são suportes no gerenciamento.
  4. Aberto à inovações: acompanha a evolução digital e está pronto para aprender.

Líderes de sucesso são aqueles que reconhecem em si mesmos e possuem habilidades para lidar com pessoas, a gerir equipes autogerenciáveis ou por projetos, mantendo o bom controle emocional, a fim de não gerar sobrecargas na sua equipe e para si mesmo. E, sobretudo, com o foco nos resultados dos negócios, na melhoria contínua dos processos e no crescimento da empresa.

Foi pensando nisso que nós elaboramos uma metodologia baseada na criação e fortalecimento do EAG – Equipe de Apoio Gerenciáveis, oferecendo suporte operacional aos líderes durante todo o projeto, focando na disciplina através do monitoramento. Conheça mais sobre esse projeto e aplique essas mudanças na sua empresa também!

Conte nos comentários: qual seu maior desafio quando o assunto é gestão de pessoas?

Share

Ideal Consult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a ideal