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Publicado em 18 maio, 2020

Como estamos até agora? – balanço de mercado

Como andam as suas finanças? Pesquisando junto dos clientes, posso compartilhar com você que:

– A média de queda de venda foi de 33,2% (boas performances alcançaram queda de 13,5%), dados num cenário de balanço de abril/20 versus abril/19. Essa queda já era esperada, dentro da perspectiva de que esse é, em alguns locais, o terceiro mês de isolamento social. É válido frisar também que há quedas maiores, dependendo do modelo de operação do negócio.

– As padarias tiveram em abril maior adaptação e ajustes na operação do delivery, take away, peça e retire – bem como um aumento da comunicação digital com os clientes. Nota-se uma adaptação por parte tanto das empresas quanto dos clientes, que antes não tinham o hábito de oferecer e de solicitar essas modalidades de venda/compra;

– Foram precisos ajustes no mix de produtos de produção própria, tornando o mix mais enxuto. Na engenharia de cardápio alguns produtos deixaram de ser produzidos e o mix foi direcionado para produtos de maior vida útil, que são os mais procurados pelos clientes nesse momento. Contudo, aos poucos, alguns produtos de maior valor agregado começam a voltar para o cardápio, pois o cliente também está buscando por produtos diferenciados.

– Existe uma necessidade de maior atenção às rupturas. Há uma imagem de que o empresário não está vendendo no mesmo volume de antes da pandemia (o que é verdade), mas o mal gerenciamento da produção tem gerado rupturas. Você já entendeu: a padaria não faz porque não vende e não vende porque não tem;

– Houve uma ampliação do mix de revenda, oferecendo maior conveniência para o cliente, com destaque para a parte de hortfruit, que muitas empresas introduziram no mix de oferta.

– Projeta-se uma contínua queda no fluxo de clientes (em abril ficou na média de 40%) e um aumento no ticket médio (aumento médio de 10%) para o fim desse mês de abril;

– Há um aumento da oferta de mais produtos embalados para gerar maior segurança alimentar ao cliente e otimizar a operação de loja;

– Custo operacional ainda está elevado comparado com o faturamento em queda. É um desafio equilibrar a balança e algumas ações foram benéficos do ponto de vista do empresário, como a suspensão temporária do contrato de trabalho e adiamento do pagamento de alguns impostos. Mas é preciso frisar que essas iniciativas sozinhas não são suficientes para garantir um bom resultado operacional.