Publicado em 19 junho, 2020
Como construir uma lista de clientes do zero
Era comum que o padeiro ou a atendente soubessem que Dona Maria adorava o pão sovado e vem comprar todas às terças-feiras. Mas a pandemia nos desafiou a pensar: qual o sobrenome da Dona Maria? Onde ela mora? Qual o número do celular dela?
Essas informações fazem parte do chamado mailing list ou lista de contatos. Essencial! Afinal de contas, pode ser que a Dona Maria não esteja comprando da sua padaria porque ela não sabe como fazer isso pelos meios digitais.
Para começar a criar sua lista de contatos, enumere quais dados são importantes (nome, email, celular e endereço, por exemplo) e busque preencher essas informações no oportuno contato com o cliente. Você pode pedir que ele preencha os dados quando for à loja ou promover uma gratificação pelo aplicativo de delivery. O mais importante é construir uma lista confiável e com autorização do cliente.
Mailing list significa conhecer e comunicar. Tenha estratégia e adote ferramentas para te auxiliar. Há versões gratuitas disponíveis, como Mailchimp e Hubspot.