
Publicado em 17 novembro, 2025
CHEGA DE ERRAR: 8 AÇÕES QUE PODEM FAZER SEU NATAL CUSTAR CARO E COMO CORRIGI-LAS
É unânime! Todos nós concordamos que o fim do ano é para o comércio aquilo que o verão é para o turismo: a época mais esperada. Afinal, quando o movimento aumenta, as vitrines viram o principal objeto de desejo e o consumidor se permite gastar mais. Porém, se não houver organização, pode ser o período dos tropeços que acabam levando a resultados negativos. Nesses anos de consultoria, observamos e hoje te indico os oito erros mais frequentes quando o assunto é final de ano. Erros, aparentemente inofensivos, mas que separam a padaria que vende muito daquela que vê as expectativas minadas. As vendas de Natal evidenciam que os resultados estão diretamente ligados à competência de executar.
Mas antes do tático, a chave para o êxito é o planejamento. Observe o seu negócio, entenda o seu público e use a criatividade com os mecanismos que têm em mãos. Não tenha desculpas. Não delegue a responsabilidade de gerenciar e prover soluções. Porque o consumidor vai gastar, resta saber se ele vai gastar com você.
Para comprovar esse argumento, sobretudo centralizando a análise para o setor de panificação e confeitaria, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em pesquisa divulgada pelo Food Biz Brasil, aponta que o mercado deve apresentar, até o fim do ano, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior – projetando um movimento de R$ 160 bilhões em 2025. A pesquisa reforça a qualidade como foco, ou seja, produzir o que agrada o cliente para evitar o desperdício.
Agora, confira os erros que mais se repetem nessa época e o que pode ser feito para evitar, garantindo a conclusão do ano com saldo positivo.
1 – Focar apenas nos produtos de ceia
Os produtos natalinos têm seu pico nas duas últimas semanas antes das festas, porém, não significa que a divulgação deva esperar. A expectativa gera interesse e provoca vendas antecipadas. Comece desde já!
Produtos com foco em lembrancinhas, mimos e confraternizações, assim como os clássicos sazonais como panetone (e seus derivados) e rabanada podem e devem ser explorados nas semanas que antecedem as festas.
2 – “Não vendo produtos para ceia, não vou ofertar nada”. Será?
Se o seu negócio conta com docinhos, salgados, tortas, bebidas variadas, incluindo as alcoólicas, você pode e deve entrar no clima natalino. São itens perfeitos para confraternizações de empresas, entre amigos e familiares. E o que mais se procura, além dos produtos? Praticidade! Crie kits temáticos – Kit Noite Feliz, Kit Confra da Firma ou Kit Amigos – e conquiste os seus clientes.
3 – Ignorar o potencial dos presentes e lembranças de Natal
Como assim não é possível entrar na onda dos presentes? Quem vende brigadeiros, bolos, biscoitos, pães de mel, alfajores ou sobremesas, vende também presentes deliciosos. Invista em caixinhas decoradas e cartões com mensagens natalinas personalizadas. Uma simples placa “Presentes Padaria [nome da sua loja]” na vitrine muda completamente a percepção do cliente.
4 – Reclamar – e insistir – da falta de mão de obra
A escassez de profissionais qualificados é um desafio que o Brasil enfrenta, mas não deve ser um obstáculo. Faça acontecer buscando fornecedores de pré-misturas e recheios prontos, que facilitam a produção até mesmo para quem não tem experiência. Além disso, existe a opção de produtos congelados e panetones prontos que garantem qualidade e praticidade. O importante é não deixar de oferecer. Sempre adapte para que comunique com a essência do seu negócio – seja por meio de acabamento ou de embalagens.
5 – Limitar-se ao panetone tradicional e ao chocotone
As grandes marcas já exploram bem esses clássicos, mas uma padaria artesanal pode e deve se destacar pela criatividade. Use a massa básica de panetone e varie os sabores: chocolate ao leite, meio amargo e branco, pistache, caramelo, ruby e outros que observar que desperte o interesse. Ofereça, também, tamanhos diferentes (de 100g a 500g). Fazer panetone ou chocotone não é diferencial. Mas você pode se diferenciar nos formatos, finalizações e com criatividade.
O panetone e o chocotone podem ser base para diversos produtos: em formato de fatias (que podem ser chapeadas com manteiga e servidas quentes), boleadas no estilo brioche, como bites (pequenos pedaços envolvidos em chocolate derretido, para comer como pipoca), como base para bolo de pote, como brownietone (a junção de panetone e brownie) e até como rabanada (fatias fritas e finalizadas com açúcar e canela). As oportunidades são imensas e muitas delas oferecem um bom shelf life, sendo adequadas para começar uma divulgação prévia e serem utilizadas nas degustações da loja.
6 – Desistir do marketing por falta de verba
Use a tecnologia disponível a seu favor! Descreva seus produtos e use ferramentas de inteligência artificial para te auxiliar na criação de textos, legendas e artes para as redes sociais. É uma forma simples e econômica de se manter presente na mente – e na tela do celular – dos consumidores. Esteja onde eles estão!
7 – Não ter equipe especializada em vendas
Esbarramos, mais uma vez, no quesito mão de obra. É geral! Mesmo sem vendedores especializados, é possível obter ótimos resultados. Invista na exposição visual dos produtos: embalagens atrativas, sinalização clara e amostras de degustação. Quando bem apresentados, os produtos não ficam na prateleira, parados.
Quanto menos gente você tiver para vender, mais precisa se esforçar em guiar um autoatendimento. Crie uma mesa ou espaço na loja destinado aos produtos natalinos e abasteça com regularidade. Crie a arte nas plataformas de IA e adicione displays com cartazes com as informações dos produtos: um nome atrativo, o preço, uma foto envolvente. Lembre-se de que os produtos da mesa devem ser pesados e precificados antecipadamente, guiando o consumidor a apenas escolher e levar direto ao caixa para pagamento.
8 – Reduzir o preço por achar que o cliente não vai pagar
O cenário econômico está conturbado, exige sensibilidade, mas sem desespero. As pessoas continuam comprando, o que muda é o tipo de lembrança. Os presentes simbólicos, mas com afeto, seguem em alta. Ofereça porções reduzidas, kits compactos e tortas em tamanhos menores. Assim, o preço se ajusta sem comprometer a sua margem de lucro.
Diante de tudo isso, precisamos assimilar uma questão: o fim de ano não é só um período de festas, é um período de teste. Aproveite para observar o comportamento do seu cliente, pois quem conhece o consumidor, sempre sai na frente. Com criatividade, planejamento e atenção aos detalhes, o período natalino pode ser o momento perfeito para fechar o ano com chave de ouro.
Para te guiar nesse processo, elaboramos o ebook “Natal na Padaria – Estratégias e Oportunidades para 2025”. Esse poderoso material foi feito para quem quer transformar o fim de ano em resultados reais. Com dicas práticas de gestão, produção, atendimento e vendas, mostramos como planejar cada detalhe — das encomendas à decoração — para encantar clientes e aumentar o faturamento. Baixe agora e comece a preparar um Natal de sucesso!
Até a próxima e boas vendas!