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Publicado em 29 janeiro, 2025

Gestão e Finanças

Como controlar seu CMV – Controle de Mercadoria Vendida

Aponta as quebras nos processos, responsáveis pelos resultados insatisfatórios de rentabilidade. Por exemplo, identifica desperdícios na produção, desvio de produtos ou dinheiro, preço de custo defasado ou compras mal planejadas.

O cálculo do CMV é :

Estoque inicial + custo de aquisição (compras) – estoque final. Por isso a importância do balanço (Inventário)

 

Como apurar o Resultado Operacional

O Resultado Operacional é a balança da empresa, como uma foto de toda a operação. Dele, devem nascer todas as estratégias do negócio. A sua apuração mostra o lucro líquido e a geração de caixa, sendo o primeiro passo para a tomada de decisões. Proporciona o levantamento do seguinte: faturamento bruto, CMV, despesas operacionais, resultado final e investimentos.

 

Como realizar Inventário

Apresentação das rotinas necessárias para realização da contagem de estoque periódico.

 

Políticas de Compras (pedido, recebimento de mercadorias, giro de estoque, controle de rupturas, transferências internas de matéria-prima)

O foco é a política de compras, reforçando a importância do pré pedido, como espelho da nota fiscal. Um dos pontos críticos dentro de uma padaria é o recebimento de mercadorias. Isto facilita uma gestão de estoque mais efetiva. Reforçar a movimentação de mercadoria, que nenhuma mercadoria não pode sair da empresa sem ser pelo caixa.

 

Controles financeiros: Rotina de Fechamento de Caixa, Organização de Contas a Pagar, Organização de Contas a Receber (recebíveis em cartões e cliintes à prazo)

Reforça a saúde financeira da empresa, através do acerto de caixa, da movimentação do caixa central. Além das contas a pagar, com previsão de caixa, acompanhar os títulos a receber, que seja os cartões ou venda a prazo.

Custo dos Produtos Fabricados e produtos de revenda

Apresentação dos processos necessários para apuração de custos de acordo com a análise da DRE (Demonstrativo do resultado do exercício) através da análise da margem de contribuição.

 

Análise de Indicadores de performance

A análise dos indicadores é fundamental para entender a situação da empresa. São eles: faturamento bruto, CMV, Lucro Bruto, Custo operacional, resultado operacional, número funcionários total, faturamento por funcionário, tíquete médio, clientes por dia, área loja, venda por metro quadrado loja, volume de kg de produção mês, funcionários na produção, produtividade por funcionário kg e produtividade por funcionário R$.

 

Assessoria na implantação de novos empreendimentos (padaria, cafeteria, lanchonete, restaurante, pizzaria)

Suporte para implantação em um novo empreendimento. Definição do layout, estrutura administrativa, estruturação da gestão de pessoas, processos produtivos e planejamento de marketing.